Política
Governo desmente Prefeitura de Maceió e diz que não recebeu terrenos para construção de creches Cria
Secretário de educação, Marcius Beltrão, negou informação da prefeitura sobre cessão de 6 áreas para construção dos equipamentos de educação infantil
O Governo de Alagoas, por meio do secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, negou a informação da Prefeitura de Maceió de que o município cedeu seis terrenos para a construção de creches Cria em Maceió.
''Não procede, não existe. Não tem um terreno que a prefeitura tenha doado para o governo do estado. Pelo menos em minha gestão não", disse Beltrão, em conversa com o jornalista Edivaldo Júnior.
Nesta quinta-feira (31), a Secretaria de Comunicação de Maceió (Secom) afirmou que a Prefeitura doou, em julho de 2022, seis terrenos para que o Governo do Estado executasse a construção de creches na capital e que o Município abriu processo para ocupação de solo, selecionou imóveis e fez um Termo de Emissão de Posse.
O Jornal de Alagoas procurou a Secretaria de Comunicação de Maceió para saber onde estão localizados os terrenos e solicitou acesso ao Termo de Emissão de Posse desses terrenos, mas até o momento não obteve respostas.
Atualmente três creches Cria estão sendo construídas em Maceió em terrenos próprios do Estado, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Duas delas, no Benedito Bentes e a outra no Jacintinho. Esta última já está pronta e com equipamentos disponíveis para uso, mas se encontra fechada por um entrave burocrático na cessão do terreno. “Será entregue à comunidade tão logo seja solucionado o impasse relativo à documentação da área”, diz a Seduc.
Ainda segundo a secretaria, as creches localizadas no Benedito Bentes não tiveram obras iniciadas porque famílias sem-teto ocuparam as áreas em que estariam localizados os equipamentos e que uma reunião na próxima semana será realizada para buscar soluções.
Secria nega
A Secretaria Especial da Primeira Infância usou o termo mentira para tratar do assunto. “É tão triste como conseguem mentir com assuntos tão sérios como a educação infantil”, diz a nota enviada ao Jornal de Alagoas.
“Maceió estar negando receber a creche do Jacintinho é negar possibilidade de experiência neuropsicomotoras para essas crianças, trabalho para as mulheres e cuidadores, e 50 empregos que uma creche como essa gera. Nós da secretaria da primeira infância estamos disponíveis para realizar parceria, diálogo e com humildade chegarmos no melhor caminho para nossas gestantes e crianças. É assim que Maceió e Alagoas vai lembrar da equipe”, diz trecho da nota.
De acordo com a Secria, Alagoas possui meta de 50% de vagas em creches e 100% de vagas na pré-escola, e que em todo o estado já entregaram 43 creches das 200 que estão por vir.