Política
'Grito dos Excluídos' faz caminhada em Maceió e alerta contra a fome
Movimentos sociais se concentraram na Praça Sinimbu, no Centro, e, de lá, saíram em caminhada para a orla de Jaraguá
Na manhã desta quinta (7) integrantes de movimentos populares e organizações sociais de Maceió participaram da 29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas. Eles se concentraram na Praça Sinimbu, no Centro, e, de lá, saíram em caminhada para a orla de Jaraguá, onde foram recebidos pelo governador em exercício, Ronaldo Lessa (PDT).
Este ano, o lema escolhido pelos organizadores foi ‘Vida em primeiro lugar! Você tem fome e sede de quê?’. Manifestações semelhantes aconteceram em todo o Brasil, mobilizando pessoas ligadas à sociedade civil organizada que lutam por justiça social.
No entanto, os movimentos querem chamar a atenção para o cenário da fome, que voltou a atingir grande parcela da população brasileira. Relatório divulgado em julho pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) confirmou a piora dos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil no ano passado.
Aqui, sindicalistas, políticos e apoiadores de movimentos sociais chamaram a atenção do governo do Estado para problemas que afligem os trabalhadores do campo e das cidades, a exemplo da violência contra as pessoas em situação de rua e contra as mulheres. Ao lado de Flávio Saraiva, secretário de Segurança Pública, o governador em exercício, Ronaldo Lessa, prometeu dar uma atenção especial ao pleito.
Segundo a FAO, em 2022, 70,3 milhões de pessoas estiveram em estado de insegurança alimentar moderada, que é quando têm dificuldade para se alimentar. O levantamento também mostra que 21,1 milhões de pessoas no país passaram por insegurança alimentar grave, caracterizada por estado de fome.
*Com GazetaWeb