Política

Parlamentares criticam fala de Lula sobre Putin não ser preso se vier ao Brasil

Presidente russo foi condenado, em março, pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra

Por Redação 11/09/2023 07h07
Parlamentares criticam fala de Lula sobre Putin não ser preso se vier ao Brasil
Presidente Lula - Foto: Reprodução

Opositores do governo criticaram a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o presidente da Rússia Vladimir Putin,  não ser detido caso visite o Brasil para participar da cúpula do G20, em 2024 – o país será sede do encontro. 

Em entrevista ao canal indiano “Firstpost”, Lula confirmou que o líder russo receberá o convite para a próxima edição. “Acredito que Putin pode ir facilmente para o Brasil. Se eu sou o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso. Ele não será preso”, afirmou. A entrevistadora, então, lembrou que Putin foi condenado, em março, pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. Mesmo o Brasil sendo signatário do tribunal, o presidente brasileiro descartou emitir mandado de prisão contra o russo.

Um dos políticos que reagiram negativamente à declaração de Lula foi o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

“Lula, ao dizer que Putin não seria preso no Brasil, não só desafia o Tribunal Penal Internacional, como também dá um recado ao mundo democrático: o Brasil está do lado dos autoritários que atentam contra o mundo livre. Lula é um ser absolutamente incapaz de nos presidir!”, escreveu o parlamentar no X, antigo Twitter. 

João Amoêdo, também criticou a fala de Lula e frisou que “o Brasil tem obrigação” de deter Putin. “Lula é irresponsável e envergonha o Brasil ao convidar Putin para participar da próxima cúpula do G-20 no Rio de Janeiro, afirmando que ele não será preso. Como signatário do Tribunal Internacional que determinou a prisão do autocrata russo, o Brasil tem a obrigação de detê-lo”, finalizou.


*Com informações Jovem Pan