Política

Rui surge como único que pode levar eleição de Maceió para 2o turno; veja pesquisa

O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD) aparece em segundo lugar na preferência do eleitorado

Por Blog do Edivaldo Júnior 11/09/2023 18h06 - Atualizado em 11/09/2023 18h06
Rui surge como único que pode levar eleição de Maceió para 2o turno; veja pesquisa
Rui Palmeira - Foto: Reprodução

Candidatíssimo à reeleição, o atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL) segue como favorito.

Uma nova pesquisa, desta vez do Falpe, revela que ele seria reeleito no primeiro turno, se as eleições fossem hoje (veja abaixo).

O levantamento, no entanto, aponta que o nome capaz de levar o pleito para o segundo turno é bem conhecido do eleitor da capital.

O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD) aparece em segundo lugar na preferência do eleitorado e seria o único capaz de evitar a vitória de JHC já no primeiro turno.

Palmeira, que atualmente é secretário de Infraestrutura do Estado, não tem se manifestado sobre a possibilidade de disputar o governo. Ele no entanto pode protagonizar um cenário bem parecido com o que viveu em 2016. Foi candidato à reeleição contra um ex-prefeito bem avaliado, Cícero Almeida, e contra o então deputado federal JHC, que ficou em terceiro lugar naquele ano. A disputa foi para o segundo turno e Rui venceu.

Um cenário como esse poderia se repetir, com JHC disputando a reeleição contra um ex-prefeito bem avaliado e tendo um terceiro nome forte na disputa.

Veja a pesquisa


A pesquisa do Instituto Falpe foi realizada entre os dias 6 e 9 de setembro mês. Foram ouvidas 2.228 pessoas em Maceió. A pesquisa feita por meio de entrevistas domiciliares tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Na questão estimulada, “Dos nomes citados, em que votaria para prefeito nas próximas eleições?”, JHC aparece com 50%. Em segundo lugar, com o ex-prefeito Rui Palmeira teve 11,5% das citações. Na sequência, aparecem os deputados estaduais Dr. Wanderley (6,5%), Alexandre Ayres (3%) e Lelo Maia (1,75%). Lobão pontuou com 1,75%, seguido do deputado federal Rafael Brito (1%) e da vereadora Olívia Tenório (0,75%). Nenhum e não opinaram somaram, respectivamente, 9% e 14,75%.

Cenário improvável


O cenário da estimulada do Falpe tal como está não é improvável. Na mesma questão, são apresentados quatro nomes do mesmo partido, o MDB: Ayres, Brito, Tenório e Wanderley.

Espontânea


Na pergunta espontânea (quando o pesquisador não cita nomes), ao serem questionados em quem votariam caso as eleições fossem hoje, 41,5% dos entrevistados responderam JHC.

Das pessoas ouvidas, 5,5% disseram Rui Palmeira e 2,75% Dr. Wanderley. Também foram citados Alexandre Ayres (1,5%); Lobão (1%); Lelo Maia (0,75%); Alfredo Gaspar e Rafael Brito (com 0,5% cada); Rodrigo Cunha, Olívia Tenório e o governador Paulo Dantas (0,25% cada); Cícero Almeida e Fábio Costa (0,5% cada) e não opinaram 44,75%.

A pesquisa feita por meio de entrevistas domiciliares tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.