Política
Governo de Alagoas marca presença no Seminário Internacional Águas para o Futuro
Evento reúne líderes nacionais e internacionais para discutir e promover a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Representando o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, participa do grandioso Seminário Internacional Águas para o Futuro, evento realizado pelo Governo de Goiás em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento teve início nesta segunda-feira (11), data em que se comemora o Dia do Cerrado, e se estende até quarta-feira (13), no município de Rio Quente - GO.
O seminário reúne uma diversificada gama de representantes de diversos estados brasileiros e do setor produtivo de 22 países. O secretário Gino César destaca a relevância do evento, não só pelo simbolismo da data, mas também por ser uma oportunidade de celebrar o diálogo nacional e internacional sobre um recurso vital para a vida: a água. Ele enfatizando a importância do reconhecimento nacional dos biomas Caatinga e Cerrado
"É uma causa de todos e de todas, lutar pela consolidação do reconhecimento institucional desses biomas irmãos, para que os governos fortaleçam a batalha contra a desertificação, que ameaça seriamente esses ecossistemas," afirmou Gino César.
A programação do evento conta com enfoque em diálogos relacionados ao desenvolvimento sustentável com um viés social, contrapondo-se assim ao padrão predatório que fragiliza a utilização dos recursos naturais, incluindo, evidentemente, a água como principal elemento para a discussão.
Situado no coração do bioma Cerrado, cuja economia está intrinsecamente ligada à água e que é considerado o berço das águas das bacias nacionais, o seminário oferece um momento crucial para compartilhar conhecimentos e ideias relacionados à gestão hídrica e ao futuro das águas no Brasil e no mundo.
A participação no evento reforça o compromisso de Alagoas em promover práticas sustentáveis e colaborar na preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
*Com Agência Alagoas