Política
“Conselheiro” de Lula, Carvalho vem a AL: Estado pode virar referência em finanças solidárias
Maceió está recebendo esta semana a Oficina de Construção do Sistema Nacional de Finanças Solidárias. O evento que é realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho, com o apoio do Governo do Estado e da Unicafes-AL. O evento começou nessta quarta (13/9) e vai até amanhã (15/9) e está sendo realizado na Seplag, no Centro de Maceió.
E quem desembarcou na capital de Alagoas, nesta quinta-feira, (14/0)para participar da oficina, é secretário Nacional de economia solidária, o ex-ministro Gilberto Carvalho. Ele é considerado uma referência no PT e é um dos principais conselheiros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Carvalho foi um chefe de gabinete do presidente Lula nos seus dois primeiros governos e mnistro no governo de Dilma Roussef. Atualmente ele é secretário nacional.
Em Alagoas, além de participar da oficina, Gilberto cumpre outras agendas. Ele deve ser recebido pelo governador Paulo Dantas (MDB) com quem vai tratar de projetos voltados para a economia solidária em Alagoas.
A vinda dele a Alagoas também foi definida em função do pioneirismo de Alagoas. O governo estadual foi o primeiro no Brasil, já na atual gestão, a criar uma Secretaria Executiva de Cooperativismo e Economia Solidária. Carvalho deve que o modelo alagoano seja replicado em outros Estados.
Além disso, Carvalho vai conhecer experiências de economia solidaria in loco. Nesta sexta-feira, ele vai para Piaçabuçu, na região do bairro São Francisco, para visitar o Banco É da Gente, que tem também uma moeda social chamada É da Gente.
Além do banco comunitário de Piaçabuçu, criado com ajuda de uma cooperativa, a Coopaiba, Gilberto conversou com integrantes de outros bancos comunitários alagoanos. Todos recursos movimentados por estas instituições, tem apenas circulação local, o que acaba fortalecendo empreendimentos econômicos solidários e a a economia de pequenas cidades ou de povoações na área rural.
O objetivo da oficina é construir um modelo nacional de finanças solidárias, inspirado em experiências de Alagoas que são consideradas inovadoras.