Política
Pesquisa confirma favoritismo de JHC e expõe "abismo" de vantagem para outros candidatos
Atual gestor tem grande vantagem para possíveis concorrentes na disputa à Prefeitura de Maceió
O prefeito de Maceió, JHC (PL), vem confirmando o favoritismo que tem para se reeleger ao cargo nas eleições de 2024. Uma pesquisa do Instituto Ibrape, divulgada nesta sexta-feira (22), aponta que o atual gestor tem 30,7% das intenções de votos dos maceioenses, na pergunta espontânea, quando não são citados nomes dos candidatos.
A diferença é gritante para os outros possíveis concorrentes. Alfredo Gaspar, deputado federal que faz parte do grupo do prefeito e cujo filho é secretário na gestão municipal, aparece em segundo, com 2,2%. Rui Palmeira, ex-prefeito da capital e atual secretário estadual de Infraestrutura tem 1,8%. Davi Davino (PP) tem 1,7%; e o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) aparece com 1,1%.
Nomes como Rafael Brito (MDB), Dr. Wanderley (MDB), Ronaldo Lessa (PDT) e Renan Filho (MDB) também foram citados, mas pontuaram abaixo de 1%. 58,7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
As entrevistas foram realizadas nos dias 17 e 18 de setembro com mais de 2.000 eleitores de Maceió. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Já no cenário estimulado, foram apresentados sete nomes aos entrevistados: JHC, Rui Palmeira, Ronaldo Lessa, Dr. Wanderley, Alexandre Ayres, Rafael Brito e Cibele Moura. Na simulação, 49% votariam em JHC, 10% em Rui Palmeira, 7% em Ronaldo Lessa e outros 5% em Dr. Wanderley. Alexandre Ayres pontuou 4%, Rafael Brito teve 2% das respostas e Cibele Moura, 1%.16% dos entrevistados disseram estar indecisos e outros 6% votariam em branco ou nulo.
*Com Cada Minuto