Política

Renan comemora aprovação de 80% dos maceioenses à CPI da Braskem

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (22) foi realizado entre mais de 2.000 maceioenses

Por Redação 22/09/2023 17h05 - Atualizado em 22/09/2023 18h06
Renan comemora aprovação de 80% dos maceioenses à CPI da Braskem
Renan Calheiros (MDB) - Foto: Assessoria

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibrape e divulgada nesta sexta-feira (22) traz um levantamento com as opiniões de maceioenses acerca do caso de afundamento de solo em Maceió, causado pela mineradora Braskem, e que expulsou mais de 60 mil famílias de suas casas em cinco bairros da capital e afetou outras 200 mil na capital alagoana.

A pesquisa aponta que 49% da população está insatisfeita com o encaminhamento dado pelo prefeito de Maceió, JHC, sobre o caso da Braskem. Os outros 44% afirmam estar satisfeitos e o restante não sabe ou não respondeu. Se tratando da entrega dos terrenos afetados pelo afundamento do solo à mineradora, mais da metade dos entrevistados responderam não apoiar a ação da Prefeitura, enquanto 36% disseram concordar e 4% não sabem ou não responderam.

Quanto à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, de autoria do senador Renan Calheiros (MDB), que tem como objetivo obrigar a empresa a pagar as dívidas do crime ambiental do afundamento dos bairros na capital alagoana, quase 80% dos entrevistados alegaram concordar com a iniciativa. 16% não concordam e 5% não sabem ou não responderam.

O senador alagoano usou as redes sociais para comentar o levantamento e comemorar o apoio à criação da CPI de sua autoria: "A nova pesquisa do Ibrape, em Maceió, não deixa dúvidas: 8 em cada 10 alagoanos apoiam a CPI da Braskem que apresentei no Senado. Uma aprovação histórica.", diz a postagem de Calheiros.

As entrevistas foram realizadas nos dias 17 e 18 de setembro com mais de 2.000 maceioenses. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.