Política

CPI do “crime” da Braskem tem aprovação popular; “encaminhamento” de JHC é reprovado

O pedido de criação da CPI já foi protocolado no senado

Por Blog do Edivaldo Júnior 23/09/2023 16h04
CPI do “crime” da Braskem tem aprovação popular; “encaminhamento” de JHC é reprovado
CPI do “crime” da Braskem tem aprovação popular; “encaminhamento” de JHC é reprovado - Foto: Foto ilustrativa / Reprodução - internet

Para se criar um CPI no Senado Federal, são necessárias, no mínimo 27 assinaturas, o que representa um terço do total de senadores da Casa (81). O senador Renan Calheiros (MDB-AL) conseguiu mais que o necessário. Até o momento, foram 45 assinaturas para a criação da CPI do Crime da Braskem.

O pedido de criação da CPI já foi protocolado no senado. A fase agora é de revisão das assinaturas e em seguida a CPI deve ser instalada, mesmo contra a orientação do líder do governo na Casa.

O senador Renan Calheiros avisa que a CPI vai aprofundar as investigações sobre as ações que provocaram um dos maiores problemas ambientais da história do Brasil. O afundamento do solo, decorrente da mineração de sal-gema provocou o deslocamento de mais de 50 mil pessoas de suas residências em Maceió. Na estimativa do senador, mais de 200 mil pessoas foram atingidas diretamente pela “tragédia”.

Outras questões, como o acordo bilateral da Braskem com a prefeitura de Maceió, R$ 1,7 bilhão também estarão em discussão na CPI. A comissão, avisa o senador, deve investigar – adianta o senador – principalmente a ação da companhia na reparação aos danos às vítimas e vai cobrar um acordo também com o Governo do Estado e com outras prefeituras prejudicadas, especialmente de cidades da região Metropolitana de Maceió.

O senador parece ter acertado no tema, não só entre os seus colegas no senado, mas também na população de Maceió. Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22/9) mostra que a criação da CPI do Crime da Braskem tem 79% de aprovação em Maceió. Apesquisa é Ibrape, instituto que em um dos melhores índices de acerto em Alagoas.

A pesquisa

As entrevistas foram realizadas pelo Ibrape nos dias 17 e 18 de setembro com 2 mil eleitores de Maceió. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A pesquisa do Instituto Ibrape abordou o eleitor da capital sobre vários tema. Quanto à Braskem, as pessoas foram três questões.

A criação, ao que parece, tem forte apoio popular. Veja nas perguntas e respostas opinião do maceioense sobre o caso Braskem.

CPI

Pergunta: O senador Renan Calheiros está criando, no senado a CPI da braskem para obrigá-la a pagar as dividas do crime ambiental, do afundamento dos Bairros. O Sr apoia ou não a criação da CPI da Braskem?

Respostas: Apoia 79, Não Apoia 16%, Ns/Nr 5%

Terrenos

Pergunta: O (a) Sr. (a) apoia a entrega a Braskem, pela prefeitura de Maceió, dos terrenos dos bairros que afundaram em Maceió, pela mineração?

Respostas: Apoia 36%, Não Apoia 60%, Ns/Nr 4%.

Encaminhamento de JHC

Pergunta: O (a) Sr. (a) está satisfeito ou insatisfeito com o encaminhamento dado pelo prefeito ao afundamento dos Bairros pela braskem?

Respostas:Satisfeito 44%, Insatisfeito 49%, Ns/Nr 7%.