Política

JHC lidera pesquisa, mas eleição pode ir para o segundo turno em Maceió

Na questão estimulada sete nomes foram apresentados ao eleitor

Por Blog do Edivaldo Junior 24/09/2023 07h07 - Atualizado em 24/09/2023 10h10
JHC lidera pesquisa, mas eleição pode ir para o segundo turno em Maceió
Prefeito JHC - Foto: Reprodução

Pesquisa do Instituto Ibrape mostra que o prefeito de Maceió, JHC (PL), lidera as intenções de voto para as eleições de 2024. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (22).

O cenário é favorável a João Henrique Caldas, mas a eleição do próximo ano pode ir para o segundo turno.

A pesquisa, no limite da margem de erro, aponta para a realização de uma eleição em duas etapas. Alguns analistas acreditam que um cenário com mais de dois nomes competitivos da oposição tende a fortalecer essa tendência. “Se ficar um contra um, JHC terá a vantagem. Mas se tiver um cenário com três candidatos competitivos tudo aponta para um segundo turno”, aponta um influente analista.

No cenário espontâneo, quando perguntados sobre em quem votariam para prefeito de Maceió no próximo ano, 30,7% dos entrevistados citaram o nome de JHC. Em seguida, vêm Alfredo Gaspar (União), com 2,2%; Rui Palmeira (PSD), com 1,8%; Davi Davino (PP), com 1,7%; e Alexandre Ayres (MDB), com 1,1%. Nomes como Rafael Brito (MDB), Dr. Wanderley (MDB), Ronaldo Lessa (PDT) e Renan Filho (MDB) também foram citados, mas pontuaram abaixo de 1%. 58,7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Na questão estimulada, com sete nomes apresentados ao eleitor o resultado foi o seguinte:

JHC, 49%, 10% em Rui Palmeira, Ronaldo Lessa 7% , Dr. Wanderley 5% , Alexandre Ayres 4%, Rafael Brito 2% e Cibele Moura, 1%. Dos entrevistados 16% disseram estar indecisos e outros 6% votariam em branco ou nulo.

O cenário apresentado pelo Ibrape é improvável. Dos sete nomes “testados”, quatro (Brito, Ayres, Moura e Wanderley) são do mesmo partido, o MDB.

A pesquisa


O Ibrape realizou as entrevistas nos dias 17 e 18 de setembro com 2.000 eleitores de Maceió. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.