Política
Pré-candidato do PT a prefeitura vai a Cuba conhecer sistema de saúde: “em Maceió não funciona”
O parlamentar viajou a convite da embaixada de Cuba no Brasil
Deputado estadual do PT, Ronaldo Medeiros está em Cuba neste final de semana. Foi para conhecer como funcionam lá as áreas de educação e principalmente saúde, em país que é considerado referência.
O parlamentar viajou a convite da embaixada de Cuba no Brasil.
As primeiras impressões do deputado petista, que é apresentado como nome do partido para disputar a prefeitura de Maceió no próximo ano, são positivas, especialmente em relação à saúde.
Medeiros disse que o modelo de saúde cubano, apesar do país ser pobre, é bastante organizado e focado especialmente na saúde básica.
“Quando a saúde básica funciona, a demanda por equipamentos como UPA ou hospitais diminui. Isso reduz custos e torna a saúde mais eficiente”, explica o parlamentar.
Medeiroa acha que seria interessante trazer para Maceió um modelo parecido, focado em saúde básica de qualidade.
“Maceió, infelizmente, tem uma das piores coberturas de saúde básica do Brasil. Entre as capitais, é a pior e também a menor cobertura entr as cidades de Alagoas. Com isso, há uma pressão muito grande nos hospitais, nas UPAs e as pessoas têm muita dificuldade de ter acesso aos equipamentos de saúde. Acredito que é preciso repensar essa política em Maceió”, avisa o deputado.
Para Medeiros, a saúde de Maceió não vai melhorar enquanto a prefeitura não estruturar os postos do município. “Infelizmente a saúde de Maceió não funciona adequadamente. Na cidade, como a saúde básica é falha, a população recorre a tratamentos em hospitais ou UPAs, que são mais caros e nem sempre há disponibilidade para todos”, afirma.