Política
Mesmo bem avaliada, prefeita de importante cidade de Alagoas enfrenta risco de cassação; entenda
Ela perdeu apoio local e não tem conseguido se posicionar
O rompimento, em alguns casos, pode levar a resultados inesperados. Incluindo a perda de sustentação político. Normalmente é preciso habilidade para lidar com as adversidades de adversários que surgem pelo “caminho”
No Brasil, o exemplo mais recente é o de Lula com o Centrão. Depois de “cozinhar o galo”, o presidente nomeou ministros do PP e Republicanos e ainda tem uma ajustes de contas a fazer com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Em Alagoas, o governador Paulo Dantas trouxe para o seu grupo – no segundo turno – adversários do primeiro turno que ajudaram na sua vitória e agora participam da gestão. Caso de Rui Palmeira, por exemplo.
Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, votou contra Paulo Dantas no primeiro e segundo turno, mas deu um jeito de se reaproximar do governo. A seu favor, o filho é deputado federal e ele continua filiado ao MDB.
Em Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), colocou na sua equipe, a partir de abril deste ano, adversários de 2020, entre eles Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho.
Em Atalaia, uma das mais importantes cidades de Alagoas, com cerca de 38 mil habitantes, a prefeita Ceci Rocha perdeu apoio local e não tem conseguido se reposicionar. O rompimento – pessoal e político – com o ex-marido, Renato Filho (prefeito de Pilar), levou a prefeita a perder importantes apoios na esfera estadual, especialmente o da deputada estadual Fátima Canuto.
Sem a sua base original, a prefeita também passou a lidar com problemas locais inesperados. Sua vice-prefeita, Camyla Brasil, também rompeu com ela, gerando uma fragilidade na gestão e na articulação política.
Agora, Ceci Rocha passa a enfrentar dificuldades no Legislativo. Dos 13 vereadores da cidade, ao menos seis passaram para a oposição. E agora, prometem instalar uma CEI (especie de CPI) que pode resultar na sua cassação.
Ceci, mesmo perdendo pontos na sua popularidade, segue bem avaliada, com algo entre 70% e 75% de aprovação (embora já tenha chegado a 90%). Mesmo com boa avaliação e favorita à reeleição, a prefeita perde força política. O desgaste, como se diz na política, pode deixar a prefeita “sangrando” até as eleições do próximo ano. Se ela não souber lidar com a situação, terá muitas dificuldades pela frente.
CEI
Veja o que dizem os vereadores de Atalaia em informação que foi postada por eles no instaram.
– Os Vereadores da Câmara Municipal de Atalaia devem votar na Próxima terça-feira(17/10) se aceitam uma denúncia que pode resultar na cassação do mandato eletivo da prefeita Cecília (MDB). Para o processo seguir adiante na Casa de Leis, é preciso o voto favorável da maioria absoluta dos parlamentares, ou seja, a metade mais um.
– A acusação contra o chefe do Executivo partiu dos vereadores Fernando Vigário, Marcos Rebollo, Maurício Tenório, Anderson Medeiros, Alexandre Tenório e Tacinho , que protocolou um documento tratando sobre possíveis irregularidades cometidas pela prefeitura em contratos com empresas de transporte público no final de 2022 e do Fundeb.