Política
Esposa de ministro vira relatora em ação que investiga compra de hospital por JHC
Representação no Tribunal de Contas foi distribuída em caráter de urgência
Renata Calheiros, conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) será a relatora da ação TC/34019294/23 contra a Prefeitura de Maceió pela compra do Hospital do Coração no valor de R$ 266 milhões.
A representação, de autoria de Heribaldo Macedo Advogados, foi distribuída em caráter de urgência sob riscos de danos "irreparáveis" ao erário público.
Renata é ex-primeira-dama do Estado e esposa do ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, rival político de JHC, prefeito de Maceió. Ele foi a primeira pessoa a denunciar irregularidades na compra do hospital pelo prefeito de Maceió, JHC. Na época, ele afirmou nas redes sociais que, pelo preço pago por JHC ao Hospital do Coração, ele havia construído sete hospitais no Estado.
A denúncia foi levada ao Ministério Público do Estado pelo senador Renan Calheiros, que acusa o prefeito de desvio de verbas da saúde. Os recursos para a compra do hospital, segundo JHC, chegaram aos cofres municipais pela Braskem, como parte do pagamento de indenização pela tragédia promovida pela extração do sal-gema na capital. Renata Calheiros pode averbar suspeita a comercialização. Veja abaixo o documento de distribuição da representação no Tribunald e Contas de Alagoas: