Política
CPI da Braskem será “criada” na próxima semana no Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a ler na próxima semana o requerimento para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito
A informação foi confirmada pelo autor do requerimento, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se comprometeu a ler na próxima semana o requerimento para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem.
No X, Renan Calheiros avisa que o próximo passo será a indicação dos integrantes da CPI: “Lido o requerimento, o passo seguinte para iniciar os trabalhos é a indicação dos integrantes pelos líderes partidários”, esclareceu o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que propôs a comissão.
Após a leitura do requerimento em plenário, a CPI é criada formalmente e os líderes partidários indicam os membros que vão compor o colegiado para sua instalação.
A expectativa é que todos os partidos indiquem os membros, mas se isso não ocorrer a criação da CPI poderá ser objeto de ação no STF, assim como ocorreu em vários outros processos.
O objeto de investigação da CPI é a mineração de sal-gema em Maceió, realizada pela Braskem. A atividade provocou um afundamento do solo, tremores e rachaduras em parte da capital alagoana. Mais de 15 mil imóveis foram atingidos e 60 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.
Os imóveis condenados estavam em cinco bairros da capital de Alagoas: Pinheiro, Bom Parto, Mutange, Bebedouro e Farol. O afundamento do solo abriu rachaduras em ruas, prédios e casas.