Política
A árvore de natal não foi suficiente para driblar crise no HC: “oposição acorda” em Maceió
Não fosse a atuação de vereadores, deputados e até senadores no caso do HC, certamente esse assunto não renderia tanto
Era um desfecho mais do que esperado. No dia 19 de outubro passado, a secretária de Turismo do Estado, Bárbara Braga (a Setur é responsável pela gestão do Marco dos Corais, em Maceió) informou pelas redes sociais que havia determinado a retirada da estrutura da árvore-de-natal “gigante” que a prefeitura de Maceió começara montar no local.
A repercussão, com posicionamento do prefeito JHC, era natural. Ela veio. Mas a polêmica (veja abaixo) não teve a repercussão esperada. Diferente de 2022, quando a prefeitura “venceu” a queda de braços com o Estado, na mídia e na Justiça, desta vez o imbróglio não foi suficiente sequer para driblar a crise “gigante” do HC.
No dia seguinte, em que havia um esforço aparente do prefeito JHC – com a ajuda da primeira dama Marina Candia (veja abaixo) – para fazer a polêmica da árvore de natal “render”, uma nova crise surge em torno do Hospital do Coração – agora Hospital da Cidade.
Depois de criticar o governo por impedir a montagem da árvore-de-natal no Marco dos Corais, a prefeitura ficou calada diante da proibição de acesso de dois vereadores (veja abaixo) às dependências do hospital, comprado por R$266 milhões pela prefeitura de Maceió em 29 de setembro deste ano. O imóvel, segundo declarações do próprio JHC, já é propriedade do município.
Zé Márcio Filho (MDB) e Joãozinho Gabriel (PSD) não conseguira acessar alguns andares do prédio onde seria instalado um Centro Médico mesmo depois de terem feito Boletim de Ocorrência e terem retornado ao local com uma guarnição da PM.
A “oposição acordou” em Maceió. A frase, de um importante analista, faz sentido. Não fosse a atuação de vereadores, deputados e até senadores no caso do HC, certamente esse assunto não renderia tanto.
Quanto à árvore-de-natal, o JHC tem razão. É um equipamento bacana, que certamente será instalado em outro local (ou quem sabe no próprio Marco dos Corais) e vai ajudar a trazer turistas do mesmo jeito. E já o HC, a julgar pela “munição” que a oposição tem em mãos, deve continuar dando o que falar. De bem e de mal.
Veja os posicionamentos
Bárbara Braga, no Instagram:
Diante da ausência de pedido e de autorização para instalação de Árvore de Natal no Marco dos Corais – equipamento do Estado-, aliado à manutenção que estamos realizando e por questões de segurança, notificamos o município de Maceió para a retirada em 6h da estrutura.
Não há o interesse em negar a instalação. Entretanto, é necessário seguir os ditames legais e análise intersetorial do projeto para viabilidade da instalação, garantindo o cumprimento de normas e segurança de todos.
O Marco dos Corais é equipamento turístico de contemplação que foi construído com recursos próprios do Governo de Alagoas e necessita ser devidamente preservado. Qualquer estrutura a ser instalada precisa passar por análise técnica minuciosa para devida autorização.
JHC , no Instagram:
“AÁrvore de Natal de Maceió é uma Gigante que a nossa cidade abraçou carinhosamente. Atrai milhares de visitantes, fomentando nossa economia. Hoje, ela foi vítima, de novo, da intolerância por parte do governo. Oxe, que violência é essa? O que eles têm contra Maceió? Todo ano é a mesma coisa”.