Política
Cultura de luto: prefeitura alega não ter verba e Festival Bumba Meu Boi 2023 é cancelado
Segundo representantes de grupos culturais, alguns grupos chegaram a gastar 50 mil reais nos preparativos para a festividade
Pela primeira vez em 30 anos, Maceió não realizará o Festival do Bumba Meu Boi. A prefeitura do município, principal parceira e patrocinadora do evento, alegou não ter recursos, estimados em R$ 250 mil reais, para realizá-lo.
Representantes de grupos de bumba meu boi protestaram no início da semana pelo aviso sobre o cancelamento do evento, que aconteceria em dezembro, há pouco mais de um mês para sua realização. Segundo eles, alguns grupos chegaram a gastar 50 mil reais nos preparativos para a festividade.
O prejuízo chegou para 3 mil pessoas que estão diretamente ligadas aos 30 grupos de bumba meu boi da capital alagoana e, de forma indireta, deve afetar mais de 50 mil maceioenses.
Allan Victor, presidente da Liga do Bumba Meu Boi de Maceió,disse que cada grupo tem mais de 100 pessoas que serão prejudicadas, "são serralheiros, pintores, músicos, cantores", detalha.
"Fora a movimentação nos bairros, torcida e outros atores indiretamente envolvidos com a atividade", completou, em entrevista à Tv Gazeta, durante protesto realizado na segunda-feira (23).
"O evento estava marcado para acontecer em dezembro deste ano, que inclusive saiu no diário oficial dia 4 de abril. Anularam pelo boca aboca. Nem a pandemia conseguiu parar a gente, mas a Fmac [Fundação Municipal de Ação Cultural] e a SEMCE [Secretaria de Cultura e Economia Criativa] sim. Eu só quero fazer o festival da gente, a nossa cultura depende disso".
As críticas explodiram nas redes sociais. Na página do Instagram do Boi Bumbá Alagoano, uma foto de uma alegoria com uma placa de luto está repercutindo com comentários e críticas a nao realização do evento.
"Está se preparando pro desfile da Beija Flor", disse um internauta. "Maceió é massa...", ironizou outro, em relação ao slogan da Prefeitura. "Esse prefeito é uma vergonha", criticou um dos internautas.
A comunidade artística alagoana cobra respostas e exige explicações da prefeitura, uma vez que essa agenda cultural movimenta a economia principalmente na periferia e em áreas de vulnerabilidade e ao mesmo tempo a prefeitura tem gastado com ações de promoção à cultura, como o samba-enredo da escola do Rio de Janeiro Beija-Flor.
“Estamos bastante tristes com tudo que vem acontecendo com a cultura bumba meu boi, depois de 30 anos estamos convivendo com isso, meu filho fica se perguntando quando vai ser a apresentação, toda a família, todo mundo ansioso pra isso", lamentou André Deivid, presidente do Boi Jaguar.
Questionada, a Prefeitura de Maceió deu alegou que o adiamento do Festival acontece para viabilizar a realização de um grande evento, mas só em fevereiro de 2024. Confira a nota completa:
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), recém-criada, informa que o adiamento acontece para viabilizar a realização de um grande evento e marcar a 30ª edição do Concurso de Bumba Meu Boi, em fevereiro de 2024, quando os recursos financeiros já estarão disponíveis.