Política

JHC cede à pressão de concorrente e UPA vai funcionar após um ano pronta

Após sucessivas postagens do pré-candidato a prefeito, Lobão, foi que JHC decidiu lançar edital para gerenciamento da unidade de saúde

Por Redação 01/11/2023 15h03 - Atualizado em 01/11/2023 18h06
JHC cede à pressão de concorrente e UPA vai funcionar após um ano pronta
Ex-deputado e pré-candidato à Prefeitura de Maceió, Lobão fez sucessivas publicações pedindo abertura da unidade de sáude - Foto: Reprodução

Foi somente após a pressão de um pré-candidato à prefeitura de Maceió, que o atual gestor municipal JHC (PL) resolveu finalmente dar início ao processo de abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Lúcia, na parte alta de Maceió.

O equipamento está pronto desde novembro do ano passado, mas permanecia fechado, até que o ex-deputado e possível pré-candidato à Prefeitura, Anivaldo da Silva, o Lobão, resolveu fazer sucessivas publicações em suas redes sociais há pelo menos duas semanas.

Na última quarta-feira (25), então, a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o edital de chamamento público para gerenciamento da UPA Santa Lúcia. O documento detalha os requisitos necessários à habilitação dos interessados em enviar propostas para a gestão da unidade de saúde.

Ex-vereador e ex-deputado, Lobão fez sucessivas visitas à UPA Santa Lúcia e nelas mostrava os equipamentos fechados, com acúmulo de vegetação e sem funcionamento. Na última publicação, ele atribui a demora de JHC para abrir o equipamento porque queria fazê-lo somente ao fim do mandato, ou próximo às eleições.

"Por isso que eu defendo um mandato de quatro anos e só, por conta disso, essa demora para inaugurar as coisas levando tudo para o fim do mandato. Eu espero que a prefeitura de Maceió venha inaugurar a UPA de Santa Lúcia, que tá aqui pronta e o povo precisando", afirmou Lobão, em frente ao equipamento fechado.

UPA Santa Lúcia

A UPA da Santa Lúcia funcionará 24 horas, todos os dias da semana, contando com uma equipe assistencial qualificada para atender as necessidades da região. Esse equipamento tem capacidade para 250 atendimentos diários.

A UPA 24 horas é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária, que, articulado com a Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, a Atenção Domiciliar e a Atenção Hospitalar, tem como objetivo contribuir na melhoria do funcionamento da Rede de Atenção às Urgências (RAU).