Política

Cruzes amontoadas: cemitério em Atalaia está abandonado às vésperas do dia de Finados

Não há muros para proteger o local, que acumula lixo; cruzes com nome de pessoas que se foram se amontoam no espaço

Por Redação 01/11/2023 16h04 - Atualizado em 01/11/2023 18h06
Cruzes amontoadas: cemitério em Atalaia está abandonado às vésperas do dia de Finados
Cruzes se amontoam em cemitério de Atalaia - Foto: Divulgação

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a deplorável situação do cemitério de Atalaia, município da Zona da Mata alagoana, às vésperas do Dia de Finados, data em que as pessoas costumam visitar os entes queridos que se foram.

Nas imagens, o vereador Marcos Rebollo aparece fazendo críticas a supostas obras realizadas pela prefeita de Atalaia, Cecília Rocha. "Estamos aqui no povoado Boca da Mata, a prefeita posta fotos e vídeos de reformas em UBSs [Unidades Básicas de Saúde], cemitérios, escolas. Tá aqui a reforma", diz o homem. Na sequência, ele mostra o portão do cemitério com uma fechadura improvisada, tomado pela ferrugem, e quebrado.

As imagens seguem para a parte lateral do espaço e chegando lá, a surpresa: não há muros nos lados do cemitério. Além disso, animais circulam livremente no local, tomado pela vegetação crescida. Ao lado dos túmulos, parte da vegetação pega fogo e há muito lixo espalhado.

A situação piora ao entrar propriamente no cemitério pelo espaço em que deveria estar o muro. Várias cruzes se amontoam no canto do cemitério e parece não haver identificação das pessoas que lá descansam.

"Essa é a mudança, essa é a gestão que constrói. É horrível, lamentável, estou triste com essa situação, o muro todinho caído, chega no dia de finados aí pinta o muro mascarando a realidade", afirmou o vereador.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Atalaia afirmou que os danos ao cemitério não são resultado da falta de gestão, mas sim de atos de vandalismo recorrentes. Veja a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Atalaia esclarece que os recentes danos ocorridos no cemitério local não são resultado de falta de gestão, mas sim de atos de vandalismo recorrentes. O cemitério já foi alvo de vândalos em duas ocasiões distintas, resultando na depredação de partes do muro. Em cada incidente, a prefeitura prontamente registrou boletins de ocorrência e tomou as medidas necessárias para reparar os danos.

É importante enfatizar que, após o primeiro ato de vandalismo, todas as devidas restaurações foram feitas, demonstrando o comprometimento da administração municipal. Infelizmente, devido à proximidade do feriado de finados, não foi possível concluir os reparos do último incidente a tempo, mas asseguramos que todas as ações estão sendo tomadas para que sejam concluídas o quanto antes.

Por fim, a prefeitura salienta que pauta suas ações de forma transparente e verdadeira, pois o compromisso com a verdade é permanente independente do período vivenciado.