Política
Paulo Dantas garante realização de festival ignorado por JHC
Dantas esteve reunido com representantes de coletivos alagoanos que participam do festival
O governador Paulo Dantas (MDB) garantiu, nesta quarta-feira (1), a realização do Festival de Bumba meu Boi de Maceió. A festa histórica que completaria 30 anos havia sido cancelada pela Prefeitura de Maceió, que alegou não ter verba para realizá-la.
Dantas esteve reunido com representantes de coletivos alagoanos que participam do festival. Ele garantiu apoio financeiro do Governo do Estado para que esses grupos não fiquem desamparados.
O gestor do executivo estadual afirmou ainda que vai assinar um decreto que vai calendarizar o festival para que ele aconteça anualmente em dezembro.
"O Bumba Meu Boi já acontece há três décadas, gera emprego e renda para milhares de famílias e é um representante legítimo da nossa cultura. Contem sempre com o Governo de Alagoas para manter vivas nossas tradições", afirmou, em publicação nas redes socais.
Em nota, a prefeitura de Maceió afirmou que a recém-criada Secretaria Municipal de Cultura e Economia Solidária (Semce) não tinha verba para patrocinar o festival às vésperas de sua realização, o que prejudicaria diretamente 3 mil pessoas que já tinham investido para a tradicional festa.
Em material divulgado pelo jornalista Edivaldo Jr e verificado pelo Jornal de Alagoas, descobriu-se um caixa de quase R$ 10 milhões para a pasta, o suficiente para organizar 30 festivais do bumba meu boi, que tem um orçamento estipulado em R$ 240 mil.