Política

Maceió tentou e Penedo conseguiu: AL entra para o seleto clube das cidades criativas

Penedo e tornou na a primeira cidade de Alagoas a entrar na Rede de Cidades Criativas da Unesco

Por Blog do Edivaldo Junior 04/11/2023 08h08
Maceió tentou e Penedo conseguiu: AL entra para o seleto clube das cidades criativas
Penedo contou com apoio do Sebrae-AL e da Universidade Federal de Alagoas - Foto: Reprodução/Secom PMP

O Nordeste lidera a participação do Brasil na Rede de Cidades Criativas da Unesco, lista dos lugares que fomentam a Economia Criativa mundo afora.

Até esta semana era 12 cidades, no “seleto clube” no país: uma Norte (Belém); uma no Centro Oeste (Brasília), duas no Sul (Curitiba e Florianópolis), três no Sudeste (Belo Horizonte, Paraty e Santos) e cinco no Nordeste (Campina Grande, Fortaleza, João Pessoa, Recife e Salvador).

Em 2022, Maceió tentou entrar para a rede da Unesco, a prefeitura da cidade chegou a criar uma grande comissão com essa finalidade, mas conseguiu. Este ano, mais duas cidades brasileiras conseguiram entrar para a lista: Rio de Janeiro e Penedo.

Com a ajuda do Sebrae-AL e da Universidade Federal de Alagoas, Penedo conseguiu e o que Maceió tentou – mas não teve êxito – e se tornou na a primeira cidade de Alagoas a entrar na Rede de Cidades Criativas da Unesco agora com 14 municípios brasileiros e 350 em 100 países de todo o mundo.

Mérito para o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes e toda a sua equipe e, claro, para Sebrae-AL e Ufal. Mérito para Alagoas, que agora tem uma das suas cidades reconhecidas no mundo inteiro por sua cultura criativa.