Política

Paulo Dantas anuncia programa de assistência técnica em parceria com a Embrapa para 2024

Segundo Dantas, será o programa mais arrojado de assistência técnica que já teve no estado

Por Redação* 13/11/2023 13h01 - Atualizado em 13/11/2023 15h03
Paulo Dantas anuncia programa de assistência técnica em parceria com a Embrapa para 2024
Paulo Dantas e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante lançamento de prédio da Embrapa em Maceió - Foto: Divulgação

O governador Paulo Dantas anunciou, durante a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da Embrapa Alimentos e Territórios, em Maceió, nesta segunda-feira (13), que vai realizar o "mais arrojado programa de assistência técnica que já existiu em Alagoas nos primeiros meses de 2024, em parceria com a Embrapa.  

Em Alagoas, as políticas de assistência técnica e extensão rural são coordenadas pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável, a Emater, autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura. 

"Vamos fazer o programa mais arrojado de assistência técnica que já teve no estado de Alagoas, para lado a lado com a Embrapa, trocar experiências e levar cada vez mais a nossa agricultura familiar e o agronegócio para produzir com rentabilidade, produtividade e qualidade’’, declarou Dantas.

O governador também comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo agricultor alagoano para conquistar resultados satisfatórios e como uma nova política pública pode permitir que as pessoas mantenham-se no campo com qualidade de vida, evitando o êxodo rural. 

"Muitas vezes, o filho do agricultor vê seu pai lutar tanto, e ter um resultado sofrido, então, ele prefere ir atrás de outras oportunidades. Mas quando se tem um agricultor que promove uma rentabilidade adequada, uma produtividade que garanta ele viver bem no campo, a sucessão virá automaticamente, porque os filhos vão querer ficar no campo, ficar perto dos seus familiares e no ambiente onde cresceram", completou. 

"Quando a Embrapa vier funcionar aqui, terá uma estrutura melhor, mais ampla, mais equipamentos, um laboratório adequado, mais profissionais para trabalhar aqui, ampliar a pesquisa e os investimentos em ciência e tecnologia", disse o governador.