Política

Retirada de moradores, danos morais e rotas de fuga: governo discute ações para a crise do Mutange

Uma das minas da Braskem no bairro corre risco iminente de colapsar

Por Redação 30/11/2023 19h07 - Atualizado em 30/11/2023 19h07
Retirada de moradores, danos morais e rotas de fuga: governo discute ações para a crise do Mutange
Palácio Marechal Floriano Peixoto - Foto: Shutterstock

Grupo de Trabalho do Governo Estadual se reuniu, nesta quinta-feira, 30, para discutir ações de enfrentamente à crise do Mutange. Uma das minas da Braskem no bairro corre risco iminente de colapsar.

Na pauta da reunião foi discutida a retirada imediata de todos os moradores do Bom Parto e dos Flexais, que ficam próximas à mina 18. O Jornal de Alagoas noticou também nesta quinta-feira que a população resiste em deixar o local e ir para abrigos devido ao medo de terem suas casas saqueadas ou perderem a posse dos imóveis.

Outro ponto debatido foi a urgência do pagamento das indenizações aos moradores dos dois locais e desembolso de aluguel social condizente com os atuais valores do mercado imobiliário de Maceió. O grupo de trabalho determinou ainda o acesso a informações e tecnologias,além da criação de boletins diários para serem disponibilizados à população.

Informações sobre rotas de fuga também deverão ser disponibilizadas à população e os moradores dos Flexais e do Bom Parto deverão ser cadastrados para que seja iniciada uma discussão sobre os danos morais aos afetados. Ficou decidido que todos os relatórios produzidos pelo grupo de trabalho deverão ser encaminhados a Agência Nacional de Mineração (ANM).