Política

Veja o que disseram os políticos alagoanos após colapso no Mutange

Vários deputados federais, estaduais e vereadores se posicionaram devido ao colapso do Mutange

Por Redação 10/12/2023 20h08 - Atualizado em 10/12/2023 22h10
Veja o que disseram os políticos alagoanos após colapso no Mutange
Mina 18 da Braskem rompeu-se em solo maceioense neste domingo (10). - Foto: Reprodução

Na tarde deste domingo (10), a Defesa Civil confirmou o rompimento da Mina 18, no bairro do Mutange, em Maceió, causando preocupação e mobilização entre políticos alagoanos, que se manifestaram nas redes sociais.

No Twitter (X), os assuntos “Lagoa Mundaú” e “Mina da Braskem” ocupam as tendências do Brasil, entre os tópicos mais comentados.

O deputado federal Rafael Brito convocou ação. "Para evitar momentos como esse, é necessário cancelar o acordo com a Braskem. Terça teremos audiência na Câmara e CPI no Senado!"

Já o vereador de Maceió, João Catunda esclareceu: "A Mina 18 sofreu rompimento, mas não há risco para as pessoas. Já entrei em contato com o prefeito e o presidente da câmara para saber os próximos passos."

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reafirmou o monitoramento da situação. "Estamos cobrando medidas técnicas, ações sociais e reparações financeiras para que Maceió e o povo atingido não sejam ainda mais prejudicados."

Também através de postagem o senador Rodrigo Cunha destacou o alerta e escreveu: "Estamos em alerta total. Importante ressaltar que toda a área está desocupada e não oferece risco à população."

A vereadora de Maceió, Silvania Barbosa relatou: "Ainda não é possível determinar o dano ambiental. A água da lagoa preencheu a maior parte da área de mineração."

A vereadora Teca Nelma pediu cautela. "Estou acompanhando o rompimento. Reforço que fiquem todos longe das áreas indicadas e sigam as orientações das equipes de emergência."

Ainda em postagem, o vereador Leonardo Dias informou sobre o rompimento: "Até o momento, sem grandes danos aparentes. A mina segue em processo de enchimento da água da lagoa. Os danos ambientais ainda são desconhecidos."