Política
Jogo de “empurra”: afinal, JHC vai ou não para a reunião com Paulo Dantas?
Paulo Dantas estava reunido com o gabinete de crise quando foi comunicado da decisão do prefeito, mas preferiu seguir nos contatos com o governo federal e seus secretários
O convite foi feito por Paulo Dantas na sexta-feira (8/12) para JHC. O governador mandou mensagem de texto. O prefeito não confimou, mas sinalizou através da imprensa – a informação foi dada pelo jornalista Ricardo Mota (do Cada Minuto) – que iria ao Encontro.
Neste domingo (10/12), a prefeitura de Maceió só conseguiu comunicar à população que houve rompimento na Mina 18 uma hora e 15 minutos depois do ocorrido, como registrei aqui. O prefeito levou três horas e 15 minutos para iniciar a vistoria no local. Mas, em seguida convocou uma reunião de “emergência” e pediu participação do governo.
De emergência ou não, o prefeito avisou que decidiu antecipar a reunião com o governador.
Paulo Dantas estava reunido com o gabinete de crise quando foi comunicado da decisão do prefeito, mas preferiu seguir nos contatos com o governo federal e seus secretários. Ainda assim, mandou o secretário de governo, Vitor Pereira, para a reunião com JHC.
A dúvida agora é se JHC vai comparecer a reunião com o governador ou se mandará algum representante. A mensagem dele no X (antigo Twitter), no entanto dá pistas: “Não dá para deixar pra amanhã o que precisa ser feito hoje. Por isso, antecipamos a reunião”.
Veja a cronologia da troca de mensagens entre Paulo Dantas e JHC:
Paulo Dantas (8/12):
“Escrevo convidando-o para uma reunião no palácio às 8:00 da segunda, dia 11/12/23, cuja pauta será a crise Braskem. Precisamos somar esforçar para superar esse problema e a sua presença é necessária para encontrarmos uma solução”, em mensagem de texto reproduzida na imprensa.
JHC (10/12)
“Diante do colapso da mina 18, no Mutange, entrei em contato com o governador @paulodantasal para antecipar a reunião de amanhã pra hoje. Será na Defesa Civil agora a noite. É momento de unir esforços pra mitigar os danos causados pelo crime da Braskem. Minha prioridade são os maceioenses”, escreveu no X.
JHC (10/12)
“Não dá para deixar pra amanhã o que precisa ser feito hoje. Por isso, antecipamos a reunião. Agradeço ao governador @paulodantasal por ter compreendido a urgência. Ele não pode vir, mas se comprometeu a enviar secretários de governo para falarmos sobre ações conjuntas. Esse diálogo é muito importante”, escreveu no X.
Paulo Dantas (10/12):
Reafirmo o convite feito na sexta-feira ao prefeito @jhcdopovo p/ a reunião conjunta do nosso Governo, o Gov. Federal e as 9 prefeituras afetadas pelo crime da Braskem. A reunião será amanhã e definiremos ações para enfrentar esse problema que afetou 60 mil pessoas diretamente.
Precisamos de um trabalho em conjunto para cuidar dessas cidades e para garantir uma indenização justa a todos os milhares de afetados. Podem contar sempre com o Governo de Alagoas!