Política
Dantas garante desapropriações e diz que Braskem se tornou a "maior dona de imóveis do mundo"
Governador esteve em reunião com entidades municipais, prefeituras e representantes do governo federal para discutir ações após colapso em Mina
O Governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) solicitou uma reunião emergencial com o prefeito de Maceió, JHC (PL), para discutir as próximas decisões referentes ao recente rompimento da mina 18 da Braskem no bairro do Mutange, na capital alagoana.
Dantas afirmou que considera esta a principal reunião desde que o problema se iniciou, já que no local reuniram-se todos os afetados pela Braskem. Ele reiterou que a empresa deve ser punida e "não pode receber um prêmio, tem que ser tratada como quem cometeu um crime”, já que a Braskem se tornou, nas palavras dele, "a maior dona de imóveis em área urbana do mundo".
Dantas abriu a reunião agradecendo aos representantes presentes e já informando que vai desapropriar a região inteira atingida pela Braskem, com o intuito de transformar a região inteira em um grande parque "assim como em São Paulo, no parque Ibirapuera", em suas palavras.
Ainda segundo o governador será aplicado um planejamento para cobrar a Braskem, mineradora responsável pela extração de sal-gema na cidade, para resolução do problema o quanto antes. O plano é referido por Dantas como “Plano de recuperação das vítimas da Braskem”, e segundo ele a empresa “tem que fazer toda essa reparação”.
Prefeito enviou representantes
Apesar do convite, JHC encaminhou um representante à reunião, Claydson Moura, coordenador do gabinete de crise do afundamento. O Prefeito informou, na manhã desta segunda-feira (11), que viajou à Brasília para, segundo ele "encontra representantes do Governo Federal, para trazer auxílio a Maceió.
*Estagiárias sob supervisão