Política
Nascida em SP, carioca por adoção, secretária do Estado é agora mais alagoana que nunca
Em poucos anos no Estado, estabeleceu laços de amizade que vão muito além dos gabinetes onde trabalhou ou trabalha
De São Paulo, ela guarda o registro de nascimento, as suas origens. Do Rio de Janeiro, onde se fez, herdou o sotaque e, claro, muitos laços profissionais e pessoais. De Alagoas, pelo jeito, vai ser difícil dizer adeus.
Mais alagoana do que nunca, a secretária Renata dos Santos, é certamente a mulher mais poderosa de Alagoas hoje. E também uma das mais influentes. Em poucos anos no Estado, estabeleceu laços de amizade que vão muito além dos gabinetes onde trabalhou ou trabalha.
À frente da Secretaria da Fazenda, ela comanda a equipe econômica do governo do Estado. Por ela passa da cobrança dos impostos, investimentos, concessões, incentivos, ao pagamento dos salários dos servidores.
O trabalho intenso e geralmente estressante faz parte da rotina da economista. Mas o sorriso é sua marca. Mesmo nos momentos mais tensos, Renata dá um jeito de “levantar a bola”.
Ela chegou a Alagoas no governo de Renan Filho a convite do ex-secretário George Santoro – um carioca que trocou definitivamente o Rio por Alagoas, embora trabalhe em Brasília.
Secretária Especial do Tesouro Estadual, secretária do Planejamento, coordenadora da transição e, desde março deste ano, secretária da Fazenda de Alagoas.
Nesta segunda-feira (18/12), às 9h, Renata recebe o título de cidadã honorária de Alagoas na Assembleia Legislativa do Estado.
O projeto é de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros (veja abaixo a justificativa), apresentado antes dela assumir a Sefaz e foi aprovado em peso pelo Poder Legislativo.
Agora Renata tem mais uma boa desculpa (embora não precisasse) para ficar por aqui e nunca ter que dizer adeus.
Veja a proposição
Justificativa (resumida)
Este Projeto de Lei objetiva conceder o título de cidadã honorária à Renata dos Santos, reconhecendo seus relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas.
De formação, é bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em andamento em Administração Pública peta FUCAPE Business School.
Foi a líder de diversos projetos encabeçados pelo Poder Executivo Estadual no Estado de Alagoas, como a extinção do Produban, a concessão da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Região Metropolitana de Maceió e de 89 outros municipios fora da RMM.
Renata foi a responsável pelo projeto de transformação digital do Estado de Alagoas, bem como pela reestruturação do IPASEAL Saúde e da Imprensa Oficial de Alagoas. Coordenou o Comité de Transição do Governo do Estado de Alagoas (2022-2023) representou o Governo do Estada no Conselho da Região Metropolitana de Maceió e atuou como Conselheira no Conselho Gestor de PPPs e Concessões.
Por todo o expostao, a homenageada é digna da cidadania honorária do Estado de Alagoa, razão pela qual rogo aos pares desta Casa pela aprovação deste projeto na íntegra.
GABINETE DO DEPUTADO RONALDO MEDEIROS