Política

Arthur Lira e JHC “politizam” turismo e excluem governo de AL de reunião com ministro em Maceió

A iniciativa atende aos empresários principalmente do ramo de hotelaria e reforça a defesa de um setor importante para a economia da cidade e do Estado

Por Blog do Edivaldo Junior 19/12/2023 05h05
Arthur Lira e JHC “politizam” turismo e excluem governo de AL de reunião com ministro em Maceió
Reunião com ministro do Turismo contou apenas com deptuados de oposição ao governo de Alagoas e aliados de JHC. - Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) trouxe a Maceió, no sábado passado (16/12) o ministro do Turismo, Celso Sabino e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Eles vieram para uma reunião com empresários do setor de hotelaria da cidade que estão preocupados com a possível perda de negócios como efeito colateral do colapso da mina 18 da Brasekm.

A iniciativa atende aos empresários principalmente do ramo de hotelaria e reforça a defesa de um setor importante para a economia da cidade e do Estado. Mas aparentemente houve um erro na condução política.

Responsável pela vinda do ministro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira não convidou o governador Paulo Dantas (MDB) e nem a secretária do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, para a reunião com o ministro.

O Ministério do Turismo também não convidou nenhum representante do governo para o encontro, embora o governador Paulo Dantas tenha conversado recentemente com o ministro sobre possíveis reflexos do caso Braskem no turismo de Maceió.

Sabino foi o décimo primeiro ministro a visitar oficialmente Alagoas, o primeiro a ser recebido por JHC e o único a não ser recebido oficialmente pelo governador Paulo Dantas ou seu vice, Ronaldo Lessa.

A politização do encontro foi reforçada pelo prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC (PL) que defendeu uma “união” em torno do turismo, isso num encontro que só tinha participação do município e do governo federal e para o qual o Estado não foi convidado.

Para complicar ainda mais o cenário de politização no encontro, de acordo com informações do jornalista Ricardo Mota, do Cada Minuto, foram feitas críticas ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) por conta das denúncias que ele tem feito contra a Braskem. Isso, segundo fontes do jornalista, criou um “sentimento” entre os empresários de que a atuação de Renan pode criar uma imagem ruim de Maceió.

O encontro com o ministro Celso Sabino só contou com a participação de políticos que fazer oposião ao governo de Alagoas e ao governo de Lula. Além de JHC, participaram do encontro os deputados federais Fábio Costa e Marx Beltrão, ambos do PP. Juntos os três fizeram um das fortes defesa da Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e, claro, partiram para o aque contra Lula.

Projeto

Segundo nota da Secretaria de Turismo do Estado, “o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o secretário de Governo, Vitor Pereira, o secretário adjunto de Comunicação, Wendel Palhares e a secretária do Turismo do Estado, Barbara Braga, levaram pessoalmente a demanda do turismo de Maceió para o Ministério do Turismo, pontuando as questões que impactavam o setor e possíveis soluções. Na semana seguinte, a secretária retornou a Brasília para alinhar o plano de marketing da campanha nacional com o ministro do Turismo, Celso Sabino. Sendo assim, a reunião que aconteceu em Maceió era sobre o mesmo assunto”,

Pelo que apurei, Barbara Braga deve apresentar nesta terça-feira (19/12) o plano de promoção do turismo em Maceió, idealizado por sua equipe e a da Secom Alagoas. Esse plano tem base no projeto de “Campanha institucional do Turismo” para informar que é seguro visitar Maceió e seus pontos turísticos, apesar da mina 18 (veja aqui o primeiro vídeo da campanha).

Agora, a ação que começou a ser articulada pelo governo do Estado pode se transformar em ação da prefeitura de Maceió junto ao Ministério do Turismo. Sob a influência do presidente da Câmara dos Deputados, que é “padrinho” do ministro Celso Sabino, a Pasta deve dar todo mérito para JHC, numa “união” parcial e estranha, em que estarão lado a lado o governo do PT e o governo do PL.

“Recibo


Pode ter sido ou não uma “passada de recibo” do governo. Coincidência ou não, no sábado, enquanto Lira, Sabino e JHC falavam em reforçar o turismo de Maceió, o governo de Alagoas soltou uma nota na imprensa informando que Maceió tem ocupação de 77% na sua rede hoteleira em dezembro de 2023, um número acima dos últimos anos.

Veja texto das assessorias:

Do Ministério do Turismo:


MTur e Embratur apresentam ações para promover o turismo em Maceió

Da prefeitura de Maceió


Prefeito JHC prega união em defesa do turismo de Maceió

De Arthur Lira


Ao lado de Arthur Lira, ministro do Turismo e presidente da Embratur reforçam apoio ao turismo de Maceió

Ao lado do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, o ministro do Turismo Celso Sabino e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) Marcelo Freixo, garantiram neste sábado (16) apoio às demandas do setor do turismo de Maceió. Em evento realizado no Hotel Jatiúca, o presidente da Câmara, as autoridades federais, o prefeito da capital JHC e membros da bancada alagoana no Congresso Nacional reafirmaram seus compromissos com este segmento econômico, vital para a dinâmica e para o desenvolvimento da cidade.

“Precisamos garantir que a informação real chegue a nossos visitantes: e esta informação é a de que Maceió é linda e é um destino seguro, com atrativos naturais, culturais e gastronômicos que não foram afetados pelo problema vivido, infelizmente, pelos bairros atingidos pelo desastre ambiental registrado em nossa capital”, disse Arthur Lira.

Veja texto de Ricardo Mota: Empresários do turismo se queixam de Calheiros em visita de ministro