Política

Mais um vereador decide assinar “CPI” contra a Braskem em Maceió; agora faltam 2

A expectativa é que as 2 assinaturas que faltam sejam conseguidas ainda semana

Por Blog do Edivaldo Júnior 20/12/2023 13h01
Mais um vereador decide assinar “CPI” contra a Braskem em Maceió; agora faltam 2
Vereador Dr Valmir Gomes - Foto: Dicom/CMM

Até essa terça-feira (19/12) a Comissão Especial de Inquérito (CEI), também chamada de CPI, proposta pela vereadora Teca Nelma (PSD) , tinha 6 das 9 assinaturas necessárias para a sua instalação na Câmara de Vereadores de Maceió.

Além da própria Teca Nelma, também assinaram o documento os vereadores Kelman Vieira (Podemos), Joãozinho Gabriel (PSD), Zé Márcio Filho (MDB), Fernando Holanda (MDB) e Gaby Ronalsa (PV).

A expectativa é que as 3 assinaturas que faltam sejam conseguidas ainda semana. Uma delas acaba de ser confirmada após uma tensa reunião partidária.

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Maceió decidiu fechar questão no apoio à “CPI”. E o vereador Dr Valmir Gomes, que participou da reunião, disse que vai cumprir a orientação do PT e assinar. Ele resistia e vinha sendo acusado por setores do partido de se aliar ao prefeito João Henrique Caldas, JHC (PL), que é considerado bolsonarista.

Com a assinatura dele a CPI terá então 7 nomes faltando 2. Entre os nomes que serão procurados para assinar CPI estão os dos vereadores do MDB Silvânia Barbosa e Brivaldo Marques. Outro vereador que será convidado a assinar a CPI é Aldo Loureiro (PP), irmão do deputado estadual Léo Loureiro que é muito ligado ao governador Paulo Dantas.

Versão oficial

Veja nota da assessoria do PT

PT Maceió fecha questão e decide apoiar CEI da Câmara Municipal


A direção executiva do Partido dos Trabalhadores de Maceió reunida nesta terça-feira, 19, com participação de lideranças petistas que residem nos Flexais, Quebradas, Marques de Abrantes e Bom Parto, além de representantes da CUT e de movimentos sociais, após exaustivo debate sobre crime ambiental cometido pela BRASKEM e suas consequências na realidade da população atingida, decidiu divulgar nota pública em que exige a apuração das responsabilidades criminais por parte das autoridades locais e também declarou apoio à criação da Comissão Especial de Investigação na câmara municipal de Maceió.

Na oportunidade o vereador Dr Valmir, declarou que seguirá orientação política do partido e assinará o requerimento para instalação da CEI, “assim como o PT fez no Senado Federal, também faremos em Maceió, assinando e indicando membros para compor essa comissão de investigação”. O parlamentar também afirmou que já solicitou à presença de representantes da BRASKEM para esclarecer no plenário da câmara, porque os moradores dos Flexais e do Bom parto, não foram incluídos no programa de compensação financeira.

Para o presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento, “É necessário federalizar o caso da BRASKEM, com o governo Lula assumindo a coordenação institucional das providências e soluções, em colaboração com a Prefeitura de Maceió e Governo do Estado. A revisão judicial de todos os contratos dos moradores com a BRASKEM, e da empresa com a prefeitura, é uma questão de justiça social e respeito ao princípio constitucional da transparência e da proporcionalidade. Além disso, à população deve participar da discussões sobre a destinação e uso do solo urbano, das áreas atingidas,” concluiu Nascimento.

*assessoria de imprensa PT Maceió