Política
Depois de ida a Lula e vinda de ministro com Lira, JHC não recebe Bolsonaro em Maceió
No dia 7 de outubro de 2022, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL) desembarcou do PSB para o PL. Foi uma guinada à direita de um político que nunca foi de esquerda, embora estivesse filiado a um partido progresista.
JHC foi recebido no Palácio do Planalto, em Brasília, por Jair Bolsonaro e ganhou espaço na mídia – com direito a reportagem no Jornal Nacional / Globo (veja aqui) – ao anunciar apoio ao então presidente, candidato à reeleição.
Antes disso, em todas as vezes que Jair Bolsonaro veio a Maceió como presidente, ele estava lá, ao lado dele, ainda que filiado ao PSB.
A aliança com Jair Bolsonaro deu a JHC a presidência do PL, partido do ex-presidente em Alagoas.
Mas há quem imagine que o prefeito já não faz tanta questão de estar próximo de Bolsonaro. No colapso da Mina 18 foi a Brasília em busca da ajuda de ministros e participou de uma longa reunião com o presidente Lula recentemente.
No último dia 16, JHC reuniu empresários e aliados para receber ao lado do presidente da Câmara dos Deputados – seu mais importante aliado – o ministro do Turismo, Celso Sabino em Maceió.
A recepção ao ministro marcou uma mudança de comportamento do prefeito. Até então, JHC não tinha comparecido a nenhuma agenda com outros dez ministros do presidente Lula que visitaram Maceió este ano.
Na recepção a Bolsonaro no aeroporto de Maceió (veja abaixo), nessa terça-feira a noite (26/12) o presidente do PL foi ausência notada. Por lá apareceram, de políticos de mandato o vereador Leonardo Dias (PL) e o deputado federal Fábio Costa (PP). A mãe de JHC que estava ao lado ele na adesão a Bolsonaro em 7 de outubro, no entanto “fez as honras” da casa. Eudócia Caldas se misturou a um grupo de centenas – talvez milhares – de pessoas que foi até a recepção a Bolsonaro.
JHC e Eudócia com Bolsonaro em outubro de 2022 (foto: reprodução)
JHC e Celso Sabino e Arthur Lira em dezembro de 2023 (foto: reprodução)
Eudócia Caldas foi a recepão de Bolsonaro em dezembro de 2023, sem JHC (reprodução)
Fique por dentro
Bolsonaro é recebido com festa por apoiadores no aeroporto de Maceió
Lula faz reunião sobre desastre da Braskem a pedido de JHC
Bolsonaro recebe apoio do prefeito de Maceió, que trocou o PSB pelo PL