Política
Analista comenta ausência de Lira em cerimônia de 8 de Janeiro: ‘’Deve estar insatisfeito com o governo"
A assessoria de Lira informou que não compareceria à cerimônia, em razão de "problemas de saúde na família"
A data 8 de janeiro ficou marcada após atos golpistas no Congresso Nacional, ontem (08), o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), não compareceu à cerimônia marcada no primeiro ano do ato, como noticiado pelo Jornal de Alagoas.
A assessoria de Lira informou que não compareceria à cerimônia, em razão de "problemas de saúde na família". Nas redes sociais, o deputado escreveu um breve texto. “Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal. A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição. Devemos sempre celebrar a democracia e cuidar do futuro de nosso país”.
Entretanto, à imprensa, o analista político Marcelo Bastos a ausência de Lira pode ter sido um recado ao presidente Lula (PT). "É uma desculpa meio esfarrapada diante de um evento tão importante, que iria estar toda a grande imprensa, todas as grandes mídias presentes. Inclusive, ele tinha espaço até para discursar", ressaltou.
Bastos ainda acrescenta, "muitas vezes, quando Lira age dessa forma, está tentando expressar uma mensagem ou transmitir um recado, especialmente ao presidente". "Isso ocorre porque ele é uma das lideranças do Centrão, e, dado que o governo não detém a maioria no Congresso, utiliza certas estratégias de chantagem e pressão para alcançar seus objetivos, como a obtenção de cargos e emendas, entre outros. Deve estar insatisfeito com o governo".
*Com informações do Jornal Extra