Política

“Um absurdo”: creche está pronta há mais de um ano e fechada em Maceió, denuncia líder comunitário

A situação é a mesma de outros equipamentos públicos, a exemplo da UPA da Santa Lúcia, também na parte alta da cidade, que ficou pronta no final de 2022, mas não foi aberta ao público até agora

Por Redação 06/02/2024 11h11 - Atualizado em 06/02/2024 14h02
“Um absurdo”: creche está pronta há mais de um ano e fechada em Maceió, denuncia líder comunitário
“Um absurdo”: creche está pronta há mais de um ano e fechada em Maceió, denuncia líder comunitário - Foto: Reprodução

Construído pela Prefeitura de Maceió no Conjunto Cidade Sorriso 1, no bairro do Benedito Bentes, o Centro de Educação Municipal Infantil (CMEI) Professora Ivaneide Santana Freitas, está pronto há um ano, mas não funcionou até agora nenhum dia.

A situação é a mesma de outros equipamentos públicos, a exemplo da UPA da Santa Lúcia, também na parte alta da cidade, que ficou pronta no final de 2022, mas não foi aberta ao público até agora.

No caso do CMEI, o objetivo é a abertura de vagas para creches e educação infantil (crianças de 0 a 5 anos). Segundo apuração da reportagem, as obras na escola foram iniciadas em meados de 2021, com um orçamento inicial de mais de R$ 2 milhões e previsão de conclusão em oito meses, conforme matéria veiculada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) em novembro daquele ano.

“Um verdadeiro absurdo: essa creche (CMEI) no Cidade Sorriso 1 está pronta há mais de 1 ano e continua fechada, abandonada e sequer equipada. Estamos cobrando da Prefeitura de Maceió o imediato funcionamento para que, no mínimo, mais de 200 crianças tenham acesso à educação infantil”, denunciou o líder comunitário Allan Pierre.

“Temos mais de 600 vagas para a educação infantil sem serem oferecidas às crianças que mais precisam, tudo por questões de competência e birra política. Duas creches do CRIA e uma creche no Sorriso 1, todas fechadas, e a prefeitura não se pronuncia”, enfatizou Allan Pierre, fazendo referência a duas creches construídas pelo governo do Estado que o prefeito JHC (PL) se recusa receber, apesar do déficit de mais de 3 mil vagas em creches existentes em Maceió, segundo a própria Semed.

Allan promete fazer movimento com as mães da região para cobrar a abertura da creche, a exemplo do que fez com as duas creches do Cria no Benedito Bentes: “o prefeito JHC recebe as creches e cuida, ou desiste, diz que não quer cuidar das creches e pede para o Paulo Dantas cuidar”, disse.

O líder comunitário deve ser recebido na Semed, junto com um grupo de mulheres da comunidade, para tratar da abertura da creche. Uma reunião foi agendada com o gabinete da secretária Jó Pereira para às 10h desta terça-feira (6).