Política

Representante da Bancada Negra acusa JHC de promover política de ataque direto à cultura local

Fala ocorreu durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (19)

Por Evandro Souza* 20/02/2024 12h12 - Atualizado em 21/02/2024 10h10
Representante da Bancada Negra acusa JHC de promover política de ataque direto à cultura local
Alycia Oliveira representante da Bancada Negra - Foto: Reprdução/YouTube

Em audiência pública realizada pela vereadora Teca Nelma (PSB), nesta última segunda-feira (19), acerca da gestão cultural da Prefeitura de Maceió, representantes de diversos setores culturais colocaram em pauta suas reivindicações.


Foi o caso da representante da Bancada Negra, Alycia Oliveira, que em sua fala apontou que alguns segmentos da população, como mulheres, negros e a comunidade LGBTQIA+, estão sendo perseguidos pela gestão do atual prefeito de Maceió, JHC (PL).

‘’Eu queria saudar na verdade o povo maceioense, em especial as pessoas lbtqia+, as mulheres e a população negra dessa cidade. Porque o que precisa ser dito aqui é que esses segmentos da nossa população tem sobrevivido a política constante de ataques que tem sido feita pelo executivo, aqui da cidade de Maceió.’’ iniciou Alycia.

No segmento cultural, Alycia frisou que a prefeitura desrespeita os fazedores de cultura da capital. Para ela, a cultura mantém a história do povo maceioense viva.

‘’É inacreditável o que tem acontecido nessa cidade com as pessoas que promovem a cultura. O nosso maior bem são as nossas manifestações culturais é isso que mantém a continuidade da nossa história é isso que mantém a história do povo maceioense, do povo alagoano vivas.’’
Além disso, a representante aponta a inacessibilidade dos editais para a periferia que faz cultura'', desabafou.

Ainda durante o encontro, Teca anunciou que protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público. A denúncia enviada questiona o não cumprimento da lei 7.077 de 2021, que destina 50% dos valores de eventos para artistas locais; e da lei 5.656 de 2007, que cria o Programa Municipal de Apoio à Cultura.

*Estagiário sob supervisão