Política
Governo e Arthur Lira “tramam” contra indicação de Renan para relatoria na CPI da Braskem
Escolhido presidente da CPI da Braskem, o senador Omar Aziz (PSD-AM) deve definir na quarta-feira (21) o relator do colegiado.
Segundo fontes próximas, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) avalia que o governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estão unidos contra sua indicação para a relatoria, desafiando um acordo prévio.
A “trama” contaria com participação de setores do governo mais próximos da Braskem, preocupados com a repercussão das investigações contra a empresa. Já a participação de Lira seria em funções de questões locais. O presidente da Câmara dos Deputados é considerado “padrinho” político de JHC. O prefeito de Maceió não tem interesse na CPI.
Aliados de Lira não se manifestaram oficialmente, mas afirmam que ele é contrário tanto à instalação da CPI quanto à escolha de Renan como relator.
Interlocutores de Renan alegam que um acordo prévio envolvendo a indicação de Omar Aziz para a presidência da Comissão estava atrelado à sua escolha como relator.
Até o momento, a assessoria do senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, não emitiu nenhum pronunciamento sobre o assunto.