Política
Cardiologista Wanderley é afastado do Hospital da Cidade
Nas redes sociais, o médico que também é deputado estadual em Alagoas, expressou preocupação com o futuro dos pacientes, em especial das crianças que sofrem de cardiopatia congênita
O renomado cardiologista e deputado estadual, Dr. José Wanderley Neto (MDB), anunciou através de suas redes sociais o seu afastamento do antigo Hospital do Coração, agora denominado Hospital da Cidade, situado no bairro da Gruta, em Maceió.
A mudança de nomenclatura veio após a aquisição da unidade de saúde pelo prefeito JHC (PL) por R$ 266 milhões no ano passado, utilizando recursos provenientes da indenização paga pela Braskem à prefeitura de Maceió.
Em sua declaração pública, Wanderley expressou preocupação com o futuro dos pacientes, em especial das crianças que sofrem de cardiopatia congênita.
“Hoje é o meu último dia no centro cirúrgico do Hospital da Cidade, antigo Hospital do Coração de Alagoas. Estamos aqui recolhendo os nossos pertences e os arquivos de centenas de pacientes, que nós operamos aqui. Refletindo como vamos resolver um problema gigantesco, que é abrigar as crianças com cardiopatia congênita, como a gente vai conseguir abrigá-las, porque o hospital determinou agora que não pode mais interná-las. E os adultos que são atendidos pelos convênios, que precisam ter um centro de referência. Nós, estamos aqui com muita serenidade, recolhendo os nossos pertences e nos despedindo. Em breve, nós vamos cientificar a todos para onde vamos”, declarou.
Ele mencionou a decisão recente do hospital de não mais internar esses pacientes, o que evidencia um desafio significativo na busca por alternativas de acolhimento. Além disso, ressaltou a necessidade de garantir um centro de referência para os adultos atendidos por convênios médicos.
O cardiologista, que já ocupou por duas vezes o cargo de vice-governador de Alagoas, enfatizou seu compromisso com o bem-estar coletivo e manifestou sua disposição em encontrar soluções para a realocação dos pacientes afetados pela mudança.
Ele também destacou a importância da integração de leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS), mas também reconheceu os desafios que essa transição implica para pacientes tanto do SUS quanto do setor privado.
A equipe do Jornal de Alagoas buscou esclarecimentos junto à Prefeitura sobre o afastamento do médico, porém, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.