Política

"HC fechou as portas para as crianças alagoanas": cirurgias de cardiopediatria são transferidas

Informação foi confirmada pelo deputado estadual e médico cardiologista, José Wanderley, que recentemente comunicou seu afastamento do Hospital da Cidade, comprado pela Prefeitura de Maceió

Por Redação 28/02/2024 17h05 - Atualizado em 28/02/2024 17h05
'HC fechou as portas para as crianças alagoanas': cirurgias de cardiopediatria são transferidas
Prefeito JHC - Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“O Hospital da Cidade fechou as portas para as crianças alagoanas”. A frase é do deputado estadual e médico cardiologista, Dr. José Wanderley (MDB), que comunicou, na última sexta-feira (23), seu do antigo Hospital do Coração, após a prefeitura de Maceió passar a ser definitivamente a responsável pelo andamento da unidade de saúde.

“Nós vamos atender as crianças quando precisarem de cirurgia no Hospital Hapvida, em uma gentileza do dono do hospital, já que nos conhecemos há muito tempo. Nós vamos continuar a proteger as crianças aqui de Alagoas”, garantiu Wanderley.

A manifestação do médico confirma o fechamento dos serviços de cirurgias cardiopediátricas no Hospital da Cidade, comprado por R$ 266 milhões pela Prefeitura de Maceió. Usuários da unidade afirmam que vários médicos foram demitidos e alguns programas de especialidades médicas,.

Segundo o médico, a parceria com o Hapvida foi autorizada pelo Governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).

Nova sede


Wanderley diz ainda que após diálogos com o Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, foi autorizado pelo Governo do Estado a realocação da Casa do Coraçãozinho para uma nova sede, que já pertence à Cordial e também localizada no bairro da Gruta, em frente ao terminal de ônibus da Rotary.

O atual espaço, localizado em frente ao Hospital da Cidade, a Casa do Coraçãozinho realizará os atendimentos ambulatoriais.

Em nota divulgada à imprensa na última semana, a Cordial, responsável pela administração da Casa do Coraçãozinho, centro referência no atendimento a crianças cardiopatas em Alagoas, afirmou que continuará suas atividades.

“Já são mais de 800 crianças operadas pelo Programa Coraçãozinho, lançado pelo Governo do Estado de Alagoas em parceria com a Cordial no ano de 2015; e que surgiu para atender, inclusive, a anseios de inúmeras ações da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, diante da necessidade de tantas famílias por atendimento especializado”, diz trecho da nota.

A Cordial garantiu que continuará com as portas abertas em 2024. “As cirurgias dos pequenos cardiopatas, antes realizadas no Hospital do Coração, localizado na Gruta, passarão a ser feitas em outra unidade hospitalar com a mesma qualidade e excelência características do Programa Coraçãozinho.

A diretoria da instituição reiterou ainda que A Casa do Coraçãozinho é e continuará sendo gerida pela Cordial Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, não tendo qualquer vínculo com o novo hospital municipal.