Política
CPI da Braskem ouve nesta terça (12) diretores da Agência Nacional de Mineração
A convocação já estava agendada para a quarta-feira anterior (6), mas Mauro solicitou adiamento por estar em viagem
A comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga danos ambientais em Maceió, causados por empreendimentos da mineradora Braskem, ouve hoje (12), o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Sousa; o superintendente de fiscalização, José Antônio dos Santos; e o ex-titular da Diretoria de Fiscalização da Atividade Minerária do extinto Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), Walter Lins Arcoverde.
A convocação já estava agendada para a quarta-feira anterior (6), mas Mauro solicitou adiamento por estar em viagem. Os senadores investigarão relatórios da ANM apontando falta de pagamento ou recolhimento insuficiente da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) pela Braskem, além de omissão em relação a providências exigidas por órgãos federais de fiscalização.
O relator do colegiado, senador Rogério Carvalho (PT-SE), quer detalhes sobre a concessão de licenças e o monitoramento das minas de sal-gema em Maceió.
Já na quarta-feira (13), haverá os depoimentos de responsáveis por atividades de monitoramento e fiscalização em Maceió. No encontro, os senadores ouvirão Gustavo Ressurreição Lopes, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), em Alagoas, desde 2015.
*Com informações da Agência Senado