Política
Destino de Galba e outros 3 vereadores pode "surpreender" em Maceió
Faltam dez dias para que os vereadores com mandato definam a filiação partidária
A contagem agora é regressiva. Literalmente. Faltam dez dias para que os vereadores com mandato definam a filiação partidária. A "janela" que permite a troca de legendas sem risco de punições se fecha em 5 de abril. Para os demais, as filiações seguem até o dia seguinte.
Com o prazo cada vez mais apertado, ao menos quatro vereadores de Maceió seguem sem filiações definidas:
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto, saiu do MDB e está sem partido.
Samyr Malta (PSD) estaria trabalhando para montar uma "chapinha" no PSDB, mas a informação não foi confirmada nem por ele, nem por sua assessoria.
Olívia Tenório deve deixar o MDB, mas ainda não sabe para onde vai. Ela não quer ir para o PL por "questões ideológicas". Sua opção mais provável, no cenário de hoje, seria o PP, mas há quem diga que existem "resistências" à filiação.
Silvânia Barbosa também deve deixar o MDB e, tudo indica, se filiar ao Solidariedade, mas tanto a parlamentar quanto sua assessoria informam que nada foi definido.
Entre as surpresas de "última hora", a maior deve ser mesmo a filiação de Galba Netto ao PL. Salvo fato novo, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores irá para o partido do prefeito. Na prática, esse movimento pode tirá-lo da disputa pela indicação como vice na chapa de JHC. Ele evitou ir para o partido até o momento alegando, segundo vários interlocutores, que o "vice deve ser indicado por outro partido".
Outra surpresa pode ser o destino de Olívia, que poderá provocar uma "crise" interna se for para o PP, na medida em que ele poderia "tirar a vaga" de outro vereador de mandato.
E fora desta lista, comenta-se uma possível reviravolta no PT. O vereador dr. Valmir e outros pré-candidatos estariam avaliando uma possível mudança de partido, depois da filiação "pro gravidade, de cima para baixo" de Teca Nelma ao partido. Mas essa é outra história.