Política

CPI da Braskem desembarca em Maceió este mês e ouvirá afetados pelo crime ambiental

Os relatores pretendem analisar a tragédia no próprio local, com relatos dos moradores e comerciantes da região afetada pela mineração

Por Redação* 03/04/2024 09h09
CPI da Braskem desembarca em Maceió este mês e ouvirá afetados pelo crime ambiental
Imagem aérea mostra intervenção de artistas em bairro afetado pela mineração da Braskem - Foto: Zazo

Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem estarão em Maceió, que pretende fazer uma investigação mais detalhada do afundamento no solo provocado pela extração de sal-gema. A agenda proposta pelo relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), será confirmada por Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, mas a data prevista até o momento é 17 de abril.

Os relatores pretendem analisar a tragédia no próprio local, com relatos dos moradores e comerciantes da região afetada pela mineração. Além disso, a equipe pretende encontrar gestores públicos da capital, representantes de órgãos de controle e da direção da petroquímica.

“Essa abordagem e programação que temos executado são frutos do nosso compromisso em investigar minuciosamente os eventos relacionados ao crime ambiental em questão, demonstrando a seriedade e a responsabilidade da CPI da Braskem e, assim, buscar a verdade e garantir a justiça para todos os afetados", disse Rogério Carvalho.

A CPI também fará uma acareação entre o diretor-presidente da Braskem, Roberto Bischoff, e o ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil (antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), Thales Sampaio. A data da realização do procedimento ainda será marcada.

Na próxima semana, terça-feira (9) e quarta-feira (10), estão programadas as oitivas do presidente da Associação dos Empreendedores Afetados pela Mineração da Braskem e morador do Pinheiro, Alexandre Sampaio; do diretor-geral do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) e morador do Pinheiro, Cássio Araújo Silva; do ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas, Francisco Malaquias de Almeida Júnior; e do diretor global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da Braskem, Marcelo Arantes.

*Com informações da GazetaWeb