Política

Esposa de ex-prefeito cassado por desvio de verbas públicas vai disputar eleições em Alagoas

Toninho Lins ainda aguarda uma revisão de sua condenação na Justiça de Alagoas

Por Redação 03/04/2024 17h05
Esposa de ex-prefeito cassado por desvio de verbas públicas vai disputar eleições em Alagoas
Ex-prefeita Katia Born e o vice-governador Ronaldo Lessa, do PDT, lançam candidatura de Izabelle - Foto: Reprodução/Redes sociais

Izabelle Lins, esposa do ex-prefeito Toninho Lins, anunciou que vai concorrer para ser prefeita de Rio Largo. Ela fez esse anúncio no Instagram na quarta-feira, 3, e disse que está se juntando ao PDT, partido liderado por Ronaldo Lessa, que também é vice-governador.

Essa decisão veio depois que Toninho Lins desistiu de ser candidato. Em janeiro, ele tinha anunciado sua candidatura durante uma reunião do PDT, mas depois mudou de ideia. Ele explicou na época que queria cuidar das pessoas.

Toninho Lins foi condenado em 2023 e está esperando o Tribunal de Justiça rever sua sentença. Ele foi condenado por várias acusações relacionadas a desvio de dinheiro público e outras atividades ilegais.

A carreira política de Toninho Lins começou no PSB em 2000, quando ele foi apoiado pelo governador Ronaldo Lessa. Ele estava planejando concorrer novamente, dessa vez com o apoio do PSB e do PDT, mas agora o PDT está apoiando a candidatura de sua esposa, Izabelle Lins.

Condenação

O ex-prefeito de Rio Largo, Antônio Lins Souza Filho, conhecido como "Toninho Lins", foi condenado em outubro de 2023 pelos crimes de apropriação de bens ou rendas públicas ou desvio em proveito próprio ou alheio, fraude em licitação e formação de quadrilha.

Segundo a decisão judicial, o réu deverá cumprir pena privativa de liberdade de 4 anos e 9 meses de reclusão, e 2 anos e 6 meses de detenção, e R$701,25 a título de multa. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime semiaberto. A decisão é da juíza Eliana Machado, titular da 3ª Vara Criminal de Rio Largo.