Política
PSB monta chapa para “eleger” três vereadores em Maceió, diz Davi
A matemática eleitoral é feita com base em projeções, que costumam levar em conta as bases eleitorais de cada um, desempenho em eleições anteriores e os apoios que os candidatos terão nas eleições deste ano – entre outros fatores.
Com base nesses dados, a avaliação do ex-deputado estadual Davi Maia, que foi um dos articuladores da chapa do PSB em Maceió, acredita que a chapa montada pelo partido fará ao menois 3 das 27 vagas que estarão em disputa nas eleições deste ano.
“Conseguimos montar a única chapa capaz de eleger um vereador com 3 mil votos em Maceió, numa eleição que será extremamente acirrada”, aponta, lembrando que na maiorias das frentes montadas na capital, os candidato precisarão ter mais de 4 mil votos para ‘começar a pensar em se eleger’.
No apagar das Luzes
A frente do PSB foi montada, efetivamente, na "última hora", com um movimento de retirada de pré-candidatos de outros grupos, a exemplo os suplentes de vereador Rodolfo Barros e Fábio Rogério, que estavam no bloco de JHC.
EM outros casos, o movimento foi dentro do próprio bloco do governo, a exemplo de Gustavo Pessoa, que era até sexta-feira (5) presidente do Solidariedade e no sábado(6) se filiou ao PSB.
A "pressão" de última hora aumentou efetivamente após uma tentativa frustrada de "fusão" das chapas do PSB e PDT.