Política
Arapiraca deve “perder” único senador arapiraquense da história
Embora continue sendo arapiraquense de origem, ele passará a adotar Maceió como sua base política
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) decidiu transferir seu domicílio eleitoral de sua terra natal para Maceió, a capital de Alagoas. Embora continue sendo arapiraquense de origem, ele passará a adotar Maceió como sua base política.
Tudo indica que essa mudança se deve ao desejo de Rodrigo Cunha em se candidatar a vice na chapa do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), que buscará a reeleição este ano. Se for eleito vice-prefeito, Cunha terá que renunciar ao cargo de senador, resultando na perda do único representante de Arapiraca no Senado.
Rodrigo Cunha deve abrir mão do mandato de senador e quem deve ganhar com isso é a mãe do prefeito JHC, Eudócia Caldas, que é sua primeira suplente.
O plano do senador, dizem, é assumir a vaga de prefeito de Maceió em 2026 em um eventual afastamento de JHC, que se reeleito, deixaria para se candidatar ao Senado ou ao governo.
Fortalecendo Luciano
A mudança de domicílio eleitoral de Cunha também deve fortalecer politicamente o atual prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa. Favorito na disputa pela reeleição, ele se consolida como mais importante liderança do segundo muncípio de Alagoas e de toda a região agreste, abrindo possibilidades planos "maiores" em 2026. Mas essa é outra história.
Veja a análise no vídeo