Política

"Ficou abaixo": Dantas e Brito criticam Educação de Maceió após resultados do Ideb

Segundo dados apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alagoas alcançou sua maior nota no Ideb para o Ensino Médio, atingindo uma média de 3,9

Por Ruan Teixeira* 22/04/2024 15h03
'Ficou abaixo': Dantas e Brito criticam Educação de Maceió após resultados do Ideb
Paulo Dantas e Rafael Brito em entrevista - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas (MDB) e o deputado federal Rafael Brito (MDB), concederam entrevista coletiva nesta segunda-feira (22) para divulgar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Durante a coletiva, os políticos criticam à gestão educacional em Maceió, especialmente em comparação com os resultados estaduais. 

O Estado de Alagoas alcançou suas melhores notas, com um notável crescimento nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, bem como no Ensino Médio. O Ideb, um indicador adotado pelo Governo Federal para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas, registrou os avanços. 

O governador Paulo Dantas lamentou o desempenho abaixo da média de Maceió em comparação com o restante do estado, destacando que um melhor resultado na capital teria elevado ainda mais a média estadual. 

"Infelizmente, Maceió não acompanhou a média do Estado e ficou abaixo. Se o desempenho fosse melhor, com certeza nossa média teria sido ainda mais alta''. 

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Maceió, Rafael Brito, enfatizou a importância da educação como prioridade para todos os gestores, ressaltando que ela reflete em diversos outros índices sociais e econômicos. Ele expressou tristeza pelo fato de Maceió não ter atingido a média estadual e defendeu a necessidade de revisão na política de investimentos em educação para garantir melhores resultados.

"É triste ver que Maceió não alcançou a média estadual. Precisamos modificar nossa política de investimentos em educação para garantir melhores resultados''.

Segundo dados apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Alagoas alcançou sua maior nota histórica no Ideb para o Ensino Médio, atingindo uma média de 3,9. Esse resultado representa um avanço significativo desde 2005, quando a nota era de apenas 2,8. 

No Ensino Fundamental, os anos iniciais (5º ano) viram sua nota dobrar de 2,4 em 2005 para 5,5 em 2023, enquanto os anos finais (9º ano) registraram um crescimento de 110%, passando de 2,3 para 4,8 no mesmo período.

Com Agência Alagoas.