Política

Deputado de AL é convidado para ato em defesa da democracia nos EUA

Parlamentares brasileiros e americanos irão discutir os ataques à democracia que aconteceram nos dois países

Por Blog do Edivaldo Junior 30/04/2024 06h06
Deputado de AL é convidado para ato em defesa da democracia nos EUA
Rafael Brito - Foto: Reprodução

Deputado Rafael Brito é convidado para debate sobre democracia nos EUA. Parlamentares brasileiros e americanos irão discutir os ataques à democracia que aconteceram nos dois países.

Os ataques à democracia brasileira e americana estarão no centro de um debate organizado pelo Instituto Vladimir Herzog, em Washington DC, Estados Unidos. De 29 de abril a 2 de maio, uma comitiva de parlamentares brasileiros realizará uma série de encontros com representações políticas na capital americana.

O deputado federal Rafael Brito (MDB/AL), que fez parte da CPMI do 8 de janeiro, compõe a missão. “Pela primeira vez, uma comissão brasileira é convidada pelo Congresso americano. Teremos a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados pelo Congresso Nacional em defesa da democracia brasileira, que tem sido tão atacada nos últimos tempos. É um momento histórico poder compartilhar a atuação do parlamento e poder ver de perto a atuação dos congressistas norte-americanos em relação à vivência que tiveram com o ataque ao Capitólio”, afirma.

Ambos os países passaram por situações similares no cenário político recentemente, com ataques frequentes ao Estado Democrático de Direito. Nos Estados Unidos, o dia 6 de janeiro de 2021 ficou marcado por esses atos antidemocráticos no Capitólio, repetidos no Brasil em 8 de janeiro de 2023.

O objetivo do evento é realizar um intercâmbio de práticas parlamentares na defesa da democracia, a partir das experiências das comissões parlamentares que investigaram os ataques. Durante a missão, estão previstas conversas com membros do House January 6th Committee, com os congressistas Alexandria Ocasio-Cortez e Jamie Raskin, uma visita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, além de um encontro com estudantes e professores da Universidade de Georgetown..

Apenas 6 congressistas brasileiros que participaram da CPMI do 8 de Janeiro no Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) foram convidados para um ato em defesa da democracia nos Estados Unidos. Um deles é de Alagoas. 

O convite partiu do deputado democrata Jamie Raskin, presidente do colegiado que investiga o ataque ao Capitólio em 6 de Janeiro de 2021. A agenda focará na “discussão sobre a defesa da democracia baseada nas experiências das comissões parlamentares”. Entre os convidados estão os senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Eliziane Gama (PSD-MA) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), além dos deputados Rafael Brito (MDB-AL), Rogério Correia (PT-MG) e Laura Carneiro (PSD-RJ).

Pausa


Pré-candidato a prefeito de Maceió, Rafael Brito deu uma pausa nas agendas na capital e promete retomar as discussões no próximo final de semana. “Foi uma grande honra ter sido convidado para esse ato. Isso mostra que nossa atuação, representando o povo alagoano, na defesa da CPMI e na investigação dos atos antidemocráticos, foi efetiva. Vamos aos Estados Unidos para reafirmar nosso compromisso com a defesa da democracia que deve ser permanente”, aponta Brito. Os parlamentares brasileiros pretendem aproveitar a ida aos EUA para participar de reuniões com integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e com o Departamento de Estado Americano.