Política
De “virada”, Izabelle Lins vence enquete de prefeita em Rio Largo
Rio Largo, tem a terceira maior cidade de Alagoas e também o terceiro maior colégio eleitoral. Na posição atualizada, são 66.392 eleitores 8.968 ou 15,6% a mais do que o total de votantes (57.424) em igual período de 2020.
O crescimento no número de candidatos a prefeito deve ser ainda maior que o eleitorado. Nas eleições de 2020, disputaram a prefeitura três candidatos: Gilberto Gonçalves, Pedro Victor e Samêa Mascarenhas.
Neste ano, provavelmente serão quatro, podendo chegar a cinco candidatos. O nome do grupo do prefeito Gilberto Gonçalves é o sobrinho dele, Carlos Gonçalves (PP). Na oposição, estão sendo definidos os nomes do empresário Pedro Victor (MDB), Izabelle Lins (PDT), Romildo Calheiros (PL) e Silvânio Vieira (PT).
Rio Largo não tem segundo turno e, tudo indica, que a divisão da oposição tende a beneficiar o grupo do atual prefeito, o GG. No momento, segundo vários analistas, Carlos Gonçalves seria o favorito, em função do uso da “máquina” da prefeitura.
Apesar disso, Izabelle, mulher do ex-prefeito de Rio Largo Toninho Lins (ele desistiu da disputa e a lançou) liderou enquete realizada pelo blog do Edivaldo Junior no começo da semana.
A enquete começou muito apertada, sendo liderada por Pedro Victor com 36% e tendo Carlos Gonçalves em segundo com 34% nas primeiras doze horas. Na sequência, Izabelle conseguiu uma “virada”, que aponta para sua capacidade de mobilização digital. Na enquete, diferente da pesquisa tem critério científico, o voto é livre, voluntário e pode ser “mobilizado”.
A “virada” de Izabelle não chega a ser surpreendente. De longe ela tem o maior número de seguidores entre políticos de Rio Largo. São 138 mil seguidores. O atual prefeito, GG tem 57 mil, Toninho Lins tem 45 mil, deputada estadual Gabi Gonçalves tem 38 mil, Pedro Victor tem 14 mil e Carlos Gonçalves 8 mil seguidores.
O blog perguntou: “Considerando estes prováveis candidatos, quem você acha que vencem a eleição em Marechal Deodoro”? O resultado foi o seguinte: Romildo Calheiros, 4%; Carlos Gonçalves 17%, Pedro Victor 23% e Izabelle Lins, 56%.
Será que este cenário se manterá assim até 6 de outubro? Agora é conferir.