Política

''JHC se apossou da tragédia'': Vítimas da Braskem protestam na sede do MPF em AL

Manifesto aconteceu na tarde desta quarta-feira (08), durante visita da CPI da Braskem em Maceió

Por Ruan Teixeira 08/05/2024 18h06 - Atualizado em 08/05/2024 18h06
''JHC se apossou da tragédia'': Vítimas da Braskem protestam na sede do MPF em AL
Manifestantes pedem justiça sobre caso da Braskem - Foto: Paulo Bugarin

Moradores dos bairros afetados pela mineração da Braskem protestaram com faixas em frente ao Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, durante a visita da CPI da Braskem ao estado, nesta quarta-feira (8). 

Um dos manifestantes, Fabiano dos Santos, teceu várias críticas ao prefeito JHC (PL) pela condução do caso durante seu mandato: “O acordo entre a Prefeitura e a Braskem foi ilícito, onde JHC se apossou da tragédia para fazer o acordo bilionário, inclusive, vendendo todo o patrimônio, ruas, praças, dentre outras coisas'', desabafou.  

Santos, morador dos Flexais, afirmou ainda que ''tudo foi vendido para a empresa e a gente acreditando na CPI para que esse acordo seja desbaratinado, junto da Justiça que também forneceu força para que o acordo fosse feito, acordo esse só beneficiou a Braskem''.  

Ainda segundo ele, as vítimas da Braskem seguem ''jogadas'' ao completo relento e abandono da empresa e Justiça. 

A comitiva formada por quatro senadores cancelou a agenda de visitas no bairro dos Flexais, que passa por situação de ilhamento geográfico, econômico e social, após o êxodo forçado pelo crime ambiental da Braskem das populações dos bairros circunvizinhos.  

Grupos de vítimas da mineração desenfreada protestavam na região e aguardavam a chegada dos políticos ao local.