Política
Lula avisa que quer inaugurar Canal do Sertão Alagoano durante seu mandato
Presidente assina a oerdem de serviço do trecho 5 do canal do sertão
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano. O evento, que ocorreu nesta quinta-feira, 9 de maio em São José da Tapera e contou com a presença de ministros, do governador Paulo Dantas e autoridades locais.
Durante o evento, Lula afirmou que pretende inaugurar o canal ainda no seu mandato. Não deixou claro se falava apenas do trecho 5 ou de todo o canal, que terá ao fim 250 km de extensão.
Atualmente o canal está com quatro trechos prontos, totaliando 123,7 km. O trecho 5 vai até o km 150 e terá um investimento de R$ 565,9 milhões. Se Lula pensa em inaugurar toda a obra, os 250 km, iniciada por ele em 1996, terá que pensar num novo mandato.
"Olha eu tô na cidade de São José de Tapera, no estado de Alagoas. Eu vim dar uma ordem de serviço para a continuação da construção do canal do sertão, que nós começamos em 1996. Isso parou nos últimos anos, e nós queremos agora terminar esse canal porque esse canal vai servir para que possa salvar parte da miséria de um monte de cidade aqui no Sertão de Alagoas”, afirmou Lula nas redes sociais.
O objetivo, avisa o presidente, é também a irrigação:“E com isso aqui que vai melhorar a agricultura, com isso aqui que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas”
Lula reforçou, no vídeo, que o canal é um exemplo da grandeza do Brasil. “Enquanto chove numa parte do país, na outra tem seca. É uma contradição porque nós estamos acabando de vir do Rio Grande do Sul, aonde a água tá tomando conta do estado, e ao mesmo tempo a gente veio pra outra região do Brasil em que sabe, nós estamos fazendo um canal pra levar água pra atender as pessoas”, enfatizou.
“Vamos dar ordem de serviço aqui, vamos ver esse canal terminar até 2026. Antes de eu deixar a presidência, eu vou inaugurar esse canal definitivamente e colocar água pra atender os interesses do povo", declarou o presidente Lula durante o evento.
Além do presidente, estiveram presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Goes (Integração e Desenvolvimento Regional), Renan Filho (Transportes) o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e o governador do Estado, Paulo Dantas.
A cerimônia foi realizada às 15h30 no Km 123 do Canal do Sertão Alagoano, marcando um momento histórico para o desenvolvimento do estado de Alagoas.