Política
Decepção de Zé Wanderley com CPI da Braskem é também de toda Maceió
ais de 90% da população de Maceió, de acordo com pesquisa do Ibrape, aprovavam a criação da CPI
Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dava ordem de serviço na obra do trecho 5 do canal do sertão na quinta-feira (09/05), o deputado estadual Zé Wanderley fez um breve pronunciamento na Assembleia Legislativa de Alagoas sobre a visita de integrantes da CPI da Braskem a Maceió.
Com os olhares da mídia voltados para a agenda presidencial em São José da Tapera, o discurso de Wanderley não teve a repercussão esperada. Mas o que ele disse certamente representou o que pensa a maioria da população da capital: “a visita da CPI a Maceió foi decepcionante”.
Na quarta-feira (08/05), como registrado pela mídia local, integrantes da CPI da Braskem estiveram em Maceió numa rápida e confusa visita. Os senadores só conseguiram ir aos Flexais, ao fim e ao cabo, depois de muitos protestos. Se limitaram, basicamente, a uma reunião no Ministério Público.
Não foram sequer ao Hospital da Cidade, para investigar as suspeitas de superfaturamento na compra do antigo Hospital do Coração e descartaram ouvir o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, que fez um acordo de R$ 1,7 bilhão com a Braskem e não destinou nenhum centavo para as vítimas.
A CPI deve terminar, daqui mais alguns dias, sem acrescentar nada na investigação do maior crime ambiental urbano da história brasileira. A conclusão, já antecipada, é que a Braskem é culpada. E vai ficar nisso. As vítimas continuaram tão vítimas quanto antes.
A decepção certamente não é só de Zé Wanderley. Mais de 90% da população de Maceió, de acordo com pesquisa do Ibrape, aprovavam a criação da CPI. Mas a expectativa, certamente, era que a CPI desse um passo adiante em defesa das vítimas. Era.
Versão oficial:
Veja um resumo do texto assessoria:
Doutor Wanderley lamenta passagem "decepcionante" de senadores da CPI da Braskem em Maceió
Decepção com a CPI:
O deputado Doutor Wanderley expressou decepção com a visita dos senadores da CPI da Braskem em Maceió, criticando o formato breve e superficial da visita.
Expectativas não atendidas:
Ele esperava uma investigação mais aprofundada e a presença de mais membros da comissão, além de uma atenção real aos prejuízos e à situação dos moradores afetados.
Visitas Questionáveis:
As visitas realizadas pelos senadores foram descritas como evasivas e rápidas, com críticas ao senador Rodrigo Cunha por guiar a visita de forma a mostrar apenas uma imagem positiva[^1^][1].
Indicação ao Governo:
Doutor Wanderley pretende fazer uma indicação para que o Governo de Alagoas desaproprie os terrenos da Braskem, evitando que a empresa lucre com a destruição causada.passagem "decepcionante" de senadores da CPI da Braskem em Maceió