Política
Camelo, Herbert e Lucas: novos nomes ‘lideram’ enquetes para vereador
Uma enquete no Instagram realizada na última segunda-feira (20) teve como objetivo conhecer as preferências do eleitorado em relação aos 56 pré-candidatos a vereador em Maceió apontou para a renovação na Câmara Municipal da capital.
Foram contabilizados mais de 69.500 votos, num cenário inicial que pode se confirmar durante a campanha.
Os resultados revelaram que dos cinco primeiros colocados - em números absolutos de votos – três são estreantes na política e apenas um tem mandato atualmente: o vereador Kelmann Vieira liderou a enquete, seguido por Charles Hebert, delegado Thiago Prado, pastor Gion Lucas e Silvio Camelo Filho. Destes apenas Kelmann e Prado já disputaram uma eleição.
Entre os novos nomes que aparecem entre os cinco primeiros, não há grandes surpresas. Gion lucas, com base na igreja, Silvio Camelo Filho, que tem uma forte base familiar e Chjarles Herbert com forte atuação na área dos esportes, tem chances de ter uma boa votação porque tem base sólida.
Não será uma eleição fácil. Para ninguém. Na comparação com eleições anteriores, o número de candidatos será menor, mas são nomes de maior peso, apontando para um acirramento na disputa de cada uma das 27 vagas que estarão em disputa este ano na capital.
Além dos cinco primeiros colocados, a enquete também destacou com bons resultados os ex-prefeitos Rui Palmeira e Cícero Almeida, além dos atuais vereadores Luciano Marinho, Galba Neto, Joaozinho e Zé Márcio Filho.
Enquetes como essa servem como um termômetro da opinião popular, apontam uma tendência, mas não definem voto. À medida que as eleições se aproximam, com as campanhas sendo postas nas ruas, o cenário pode mudar.