Política
Prefeitura patrocina evento com esposa de senador aliado, enquanto dá "calote" em artistas locais
OAB-AL recebeu R$ 280 mil reais do município para custear a edição 2024 do São João da Ordem
A Prefeitura de Maceió patrocinou o São João da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL) com um valor de R$ 280 mil reais. O convênio firmado entre as partes foi publicado em Diário Oficial.
Entre as atrações do evento estavam o cantor potiguar Dorgival Dantas, a ex-cantora da banda Magníficos Walkyria Santos e a alagoana Millane Hora. Esta última, é esposa do senador Rodrigo Cunha (Podemos), aliado do prefeito João Henrique Caldas (JHC), do PL.
O patrocínio da prefeitura ao evento da Ordem, acontece em meio a calotes do município a artistas locais, como os relatados pela Mídia Caeté, no texto "Prefeitura de Maceió não cumpre acordos, segue atrasando pagamentos de artistas e continua sua guinada contra a cultura local" . Representantes de grupos culturais relatam o não pagamento dos serviços contratados e reclama da falta de informações concretas por parte da Prefeitura de Maceió.
A justificativa para o patrocínio do evento advocatício foi: "Patrocínio para realização de festa junina em Maceió, com temática inclusiva envolvendo atrações locais e nacionais". A dotação orçamentária utiliza a classificação de Fomento à Cultura para justificar à despesa.
O patrocínio se deu, inclusive, pela Fundação Municipal de Ação Cultural, a FMAC. A pasta é comandada pelo cantor sertanejo Miryel Neto, ex-assessor e braço direito de Cunha, que o indicou para o cargo no executivo municipal, consolidando a parceria com JHC.