Política

"Mulher preta e advogada": Dilma Souza quer mais representatividade na Câmara

A advogada Dilma conversou com a reportagem do Jornal de Alagoas e revelou os porquês de querer entrar na política

Por Ruan Teixeira 27/05/2024 15h03 - Atualizado em 27/05/2024 18h06
'Mulher preta e advogada': Dilma Souza quer mais representatividade na Câmara
Dilma é professora e advogada e agora quer ser vereadora - Foto: Cortesia ao Jornal de Alagoas

“Penso que a atual gestão da Câmara é pouco participativa, falta representatividade que contemple as minorias de forma geral, pois é bastante omissa nas questões sociais”, clamou em entrevistada exclusiva ao Jornal de Alagoas, Dilma Souza, pré-candidata a vereadora por Maceió.  

Dilma, que concorrerá a vaga na Casa do Povo nessas eleições de 2024 pelo Partido Verde (PV), compartilhou suas motivações e planos, destacando a importância de representar minorias e melhorar a infraestrutura urbana, a educação e a segurança pública na cidade.  

Ao ser questionada sobre o motivo de sua candidatura, Dilma explicou: “Como mulher preta, professora e advogada, gostaria de me ver representada. Ser um exemplo para outras mulheres. Afinal, somos 51% dessa população''.   

A pré-canditada também falou sobre seus projetos prioritários caso seja eleita. “Certamente, meus projetos terão o direcionamento às classes minoritárias e mais esquecidas deste município”, frisando a necessidade de focar em iniciativas que beneficiem aqueles que historicamente têm menos voz e oportunidades.  

Segurança 

A segurança pública é outro tema central para Dilma, que propõe projetos focados na educação crítica dos jovens e na melhoria das condições das vias públicas e praças.  

“Elaborar projetos que aprimorem a educação crítica aos jovens, estabelecendo debates sobre segurança como uma questão de saúde pública, estimulando-os a pensar e criticar. Também melhorar a qualidade das vias públicas e a urbanização das praças, iluminando-as para que as pessoas possam transitar com segurança dia e noite”, detalhou. 

Educação 

Para fortalecer a educação pública, Dilma tem várias ideias. Ela pretende “elaborar projetos que viabilizem condições para que o professor trabalhe com dignidade, dando meios necessários para seu melhor desempenho.” 

Além disso, ela enfatiza a importância de infraestrutura nas escolas e creches, com a disponibilidade de tecnologias modernas, e a promoção de educação integral com atividades esportivas, teatrais e musicais.  

“Fomentar a formação de professores em nível de mestrado e doutorado, e oferecer planos de carreira que valorizem o empenho dos profissionais”, acrescentou. 

Saúde 

Para a saúde, Dilma propõe melhorias na manutenção e fiscalização dos hospitais, além de iniciativas como o projeto “médico visitando” para atender pacientes com baixa ou nenhuma mobilidade.  

Ela também defende a transparência e a participação cidadã na gestão pública, com projetos que incentivem a população a acessar e fiscalizar as informações e ações públicas. 

Inclusão

Por fim, Dilma compartilhou suas ideias para promover a inclusão social. 

“Elaborarei a promoção de campanhas de conscientização voltadas ao respeito à igualdade e à diversidade, fomentando projetos que viabilizem a mudança de comportamento em relação ao processo de inclusão em todos os níveis. Incentivar a educação gratuita e de qualidade e destinar mais cotas às minorias em processos seletivos em universidades e empresas”, concluiu.